“Nós não entramos na internet, nós vivemos online”. A frase de Pedro Henrique Frigo, Business Acquisition Manager do Google, sintetiza bem a situação dos brasileiros, que, segundo estudos, passam mais de 9h online por dia. Em um cenário como esse, o marketing digital para PMEs é praticamente indispensável.

Deixar de lado o marketing digital é muito mais do que simplesmente não escolher uma opção de divulgação para o seu negócio. Ao optar por ficar de fora você está entregando de bandeja grandes oportunidades de venda para a concorrência. Continue a leitura e confira por que você deve apostar em marketing digital para PMEs.

Como o marketing digital pode ajudar o desenvolvimento das PMEs?

O marketing digital abre portas para um mundo de oportunidades de negócios: conquistar novos mercados, mais clientes e aumentar a visibilidade da marca, por exemplo. Hoje, as informações necessárias para um consumidor tomar a decisão de efetuar uma compra está somente a um clique de distância. Portanto, é essencial ter uma presença sólida online.

Investir em marketing digital é vantajoso e vai diferenciar sua PME dos concorrentes que ainda estão resistindo em implementar estratégias online. Essa pode ser a chance para dar um salto à frente da concorrência.

Confira alguns benefícios do marketing digital que vão ajudar no desenvolvimento da sua empresa:
• Mensuração: com o marketing digital você é capaz de calcular com precisão o retorno do seu investimento e, a partir dos dados levantados, realizar mudanças para otimizar os resultados.

• Segmentação: com o marketing digital você pode fazer a segmentação com um foco maior, permitindo que a PME fale apenas com o público que está realmente interessado na solução ofertada.

• Custo-benefício: as campanhas de marketing digital são feitas sob medida para objetivos e condições de cada empresa e tem um custo muito menor em comparação ao marketing tradicional. Com a implementação correta, é possível monitorar e verificar o que está funcionando corretamente, o que não está apresentando os resultados esperados e realizar modificações para que os objetivos sejam alcançados. Além disso, é possível atrair visitantes de forma gratuita para o site da empresa com a busca orgânica do Google ou através das redes sociais, por exemplo.

Esses são só alguns dos diversos benefícios do marketing digital!

Como implementar o marketing digital para PMEs?

O marketing digital, assim como o convencional, precisa de profissionais capacitados para que as estratégias sejam colocadas em prática: redatores, analistas de tráfego, designers e outros profissionais trabalham em equipe, normalmente orientados por um especialista em marketing digital, para conduzir estratégias de captação de leads e outras ações de marketing.

Ter uma equipe interna dedicada às atividades de marketing digital é um dos obstáculos enfrentados por muitas pequenas e médias empresas. No entanto, há como resolver esse problema. Você pode contar com uma agência especializada que possa ajudar a sua empresa a começar a colher os frutos de um bom trabalho de marketing digital.

Em PMEs com equipe dedicada, é preciso reforçar a importância do engajamento da equipe para que o planejamento e estratégias de marketing digital traga bons resultados. Mantenha sua equipe motivada, proporcione um ambiente de trabalho agradável e utilize canais de comunicação interativos que possibilitem a troca de ideias facilmente, por exemplo. Além disso, é essencial que as equipes de marketing e vendas cantem a mesma música.

Pronto para começar a apostar em marketing digital para PMEs? Se ainda tiver dúvidas sobre esse assunto, deixe um comentário!