A cada dia que passa o comportamento do consumidor brasileiro vem se alterando e as mídias tradicionais como rádio, revistas, jornais e a tão poderosa televisão já não são as únicas fontes de informação e influenciadoras no momento de escolha para aquisição de produtos e serviço.

Somos mais de 100 milhões de brasileiros com acesso a internet dos quais mais de 80 milhões utilizam com frequência praticamente diária, para serem atraídos por produtos ou serviços. Quando digo atraídos é porque percebemos que não somos mais tão susceptíveis ao poder exercido pelas impactantes mídias tradicionais, mais sim vamos atrás de maiores informações e opiniões sobre o que desejamos adquirir.

É a transição do marketing que tinha a preocupação de produzir uma comunicação de via única para o marketing que tem a preocupação com a comunicação interativa, de prover valor e de transferir aos consumidores, conhecimento e entretenimento não intrusivo. Isto é, quando ele tem interesse. É o poder de decisão retornando, literalmente, nas mãos dos consumidores, principalmente quando mais de 55 milhões de brasileiros estão com seus smartphones a todo momento analisando e dando suas opiniões em redes sociais, blogs, chats e outros canais.

E neste cenário de transição do marketing tradicional para o novo marketing que os conceitos de Inbound Marketing são efetivos para trazer resultado as ações de marketing digital.

São 6 passos que devem ser trabalhados para produzir um marketing digital de resultados.

1) Planejamento de Marketing Digital

Comece planejando. Parece chover no molhado falar isso, mas tem muito projeto sendo executado sem objetivos claros do que devem ser alcançados. São projetos desconexos dos objetivos estratégicos da empresa.

Avalie o que busca ser resolvido e então busque como fazer. Percebemos no dia a dia muito fazer por modismo e depois não se ter resultado com o que foi implantado, gerando muita frustração.

2) Posicionamento Digital

Com base no que foi planejado a partir dos objetivos estratégicos, construa projetos e serviços que alavanquem sua marca e empresa no meio digital.

Neste processo, lembre-se que o cliente tem um novo comportamento e que necessita de informação rica para conhecer seus produtos/serviços para ajudá-lo no momento de decisão de compra.

Estruture um blog com conteúdo atualizado freqüentemente, rede social com preocupação de atendimento e interação, website com usabilidade voltada aos interesses dos seus clientes e não ao que você imagine que é bom. Enfim, crie mecanismos que sejam de destaque para quem você quer comunicar.

3) Aumente o Tráfego Qualificado

Indo na vertente de entregar informação relevante ao seu público de interesse e que será motivado a adquirir seus produtos/serviços por perceber valor em suas entregas, crie muito conteúdo de qualidade. Ele será o principal meio de atrair tráfego qualificado para seu ambiente digital.

Estabeleça calendários de publicações e assuntos que sejam alinhados as suas ofertas. Utilize as mídias sociais para propagar estes conteúdos. Engajamento com a marca será realizado a medida que o público perceba o valor que você está gerando.

Utilize-se de mídias pagas apenas como apoio para alavancar suas mensagens e campanhas. Minimize investimentos em mídias display, que geram apenas views, e foque em mídias de performance, onde você consegue medir a conversão em negócios.

4) Geração e Conversão de Leads

A medida que seu ativo digital começa ser relevante, o fluxo de visitantes dentro do foco é amplificado.

Crie landing pages e call-to-actions para colher informações, ao nível de interesse de seu negócio. Segmente esses leads captados e qualifique-os.

Com essa base de leads é que você avançará para alavancar suas vendas. É esse público qualificado que você trabalhará em processos de nutrição de vendas para gerar conversão comercial. Para facilitar seu processo, utilize ferramentas de automação de marketing.

5) Aumente Vendas

Como já comentado no item anterior, efetuando processos de nutrição de sua base qualificada, você notará quem está avançando em um processo de amadurecimento do conhecimento de suas ofertas, sendo então estes mais propensos à efetuarem aquisições de seus produtos e serviços.

Integre marketing e vendas para que ambos trabalhem em prol de gerar negócios. Ambos devem saber quem é o cliente foco. Transfira para vendas os leads que foram, ao longo do funil de marketing, qualificados.

6) Análise de Métricas

Mensure cada ação que realizar para saber se está tendo sucesso.

A melhoria contínua só é possível quando se sabe o que se fez e o que não deu certo.

Teste! Inove! Avalie se está tendo retorno sobre o investimento realizado e caso não esteja, otimize. Avalie também os benefícios indiretos que está conseguindo para então tomar decisões mais abruptas.

Tudo isso é um processo cíclico que faz com que obtenhamos marketing digital de resultados.

Sucesso!