Era uma vez um marketing digital empenhado em construir um posicionamento legal na web. Nas preocupações desse marketing estavam atividades como gerenciar os conteúdos nos sites, blogs e redes sociais, interagir com os usuários, pensar em estratégias multimídia. Nem podemos chamar isso de passado, mas já podemos afirmar que muita coisa vem mudando nesse jeito “antigo” de fazer marketing na internet. As aspas no antigo são pra dizer que muitos profissionais ainda pensam no marketing dessa forma – e eles não estão errados. O que é novo agora é que, além dessas atividades que listamos acima, o marketing está cada vez mais ligado à geração de resultado para os clientes, aí é que surge o marketing digital de resultados.

Você pode estar pensando… mas como assim? Ter ações digitais que colaborem para uma boa imagem na internet já não é gerar um resultado positivo? Depende do que você entende por resultado. Para os gestores de negócio, que são os decisores na hora de contratar o marketing digital, resultados são medidos por cifras, não tem jeito. E, nesse caso, ter um rostinho bonito na web já não os encanta tanto. Nesse novo cenário, também fortalecido pelo conceito de inbound marketing, o foco são as ações de marketing digital que gerem negócios para o cliente.

Como gerar oportunidades de negócio para o cliente

De uma forma geral estamos falando de estratégias digitais que “fisguem” o cliente e façam ele pensar: opa, é desse produto/serviço que eu estou precisando. A seguir listamos alguns conceitos fundamentais desse processo.

Jornada de compra

Hoje em dia, antes de comprar um produto, seja numa loja física ou virtual, é muito comum que o consumidor busque informações na web. Lá ele vai pesquisar sobre o produto, sobre quem oferece aquilo no mercado, o que as pessoas estão falando daquela marca etc. Finalmente, depois de estar munido com toda a quantidade de informações que julgou necessária, ele passa para a decisão de compra e finaliza esse processo adquirindo ou não o produto.

Essa é a jornada de compra do cliente. São todas as etapas pelas quais ele passa antes de comprar um produto. O desafio do marketing digital e também do marketing de conteúdo é identificar e produzir materiais de acordo com as diferentes fases do processo de decisão de compra. Alguns desses materiais podem captar informações a respeito dos públicos para depois direcionar comunicações personalizadas para cada um. Ou seja, o marketing dá suporte para que essa pessoa tenha informações a respeito do produto/serviço até chegar a um estágio de querer fechar a compra.

Nossa parceira Resultados Digitais sugere quatro etapas para a jornada de compra do cliente:

Jornada de Compra do Consumidor

Funil de vendas

O funil de vendas é um processo para conseguir visualizar de que forma você está entregando resultados através do marketing digital. E, como comentamos, entregar resultados é a base desse novo marketing. Um funil bastante utilizado é composto pelas seguintes etapas: visitantes > leads > oportunidades > clientes. O número de visitantes que foi convertido em cliente pode ser o retorno comercial que você entrega à empresa ao realizar ações de marketing digital de resultados.

É importante destacar que cada gestor pode ter uma percepção diferente a respeito dessa entrega: para uns resultado pode ser o número de negócios fechados, para outros, o relacionamento com os públicos, por exemplo. O grande desafio é fazer com que eles percebam que o digital é parte fundamental do seu processo comercial.

Ficou com dúvidas? Sugerimos a leitura desses dois e-books: Marketing Digital – passo a passo completo para iniciantes e O que é inbound marketing. Boa leitura!