Produzir conteúdo relevante e ganhar notoriedade no meio digital não é uma tarefa nada fácil. No entanto, uma das formas de adquirir experiência para planejar ações eficazes é aprendendo com os acertos e erros de outras empresas. Pensando nisso, juntamos 4 cases de sucesso de marketing para você conhecer e se inspirar para criar estratégias na sua empresa. Confira!

 

Como fazer um planejamento estratégico de marketing digital


 

Vendendo produtos caros para o mercado B2B

A Fisher Tank é uma empresa norte-americana que fabrica tanques de aço gigantes para armazenamento acima do solo. Seus principais clientes são indústrias de combustível e papel e o ticketmédio dos produtos é de alguns (muitos) milhões de dólares. Bastante específico, não?

Por mais de 60 anos as vendas foram feitas apenas via telemarketing para empresas indicadas pelos clientes atuais. O processo era longo e uma venda demorava mais de 12 meses para ser concluída.

Foi necessária uma mudança de cultura, mas a Fisher Tank começou a investir em marketing de conteúdo e lançou um blog e canais nas redes sociais para oferecer informações valiosas para seu público via download de materiais.

Em apenas 12 semanas, a empresa aumentou em 119% os acessos ao site e em 3.900% a taxa de conversão de leads! Os números representaram 3,4 bilhões de dólares em novas vendas, impressionante!

Análise de dados para aumentar o engajamento

O Bundoo.com é um portal mantido por profissionais da saúde que aborda temas que vão desde o planejamento da gravidez até a pré-escola e, além de ter os pais como público-alvo, também conversa com pediatras.

O grande desafio do portal era manter as visitas provenientes de sites de referência e redes sociais engajadas, uma vez que, após chegarem ao Bundoo.com, a maioria das pessoas fechava rapidamente a página.

Para diminuir essa taxa de rejeição tão alta, o portal parou de tentar adivinhar o que eles acreditavam que seria relevante para o público e começou a analisar os dados de comportamento de navegação para sugerir conteúdos relacionados aos visitantes.

Após esse acompanhamento e análise dos dados, o site começou a oferecer conteúdos mais direcionados e assertivos, diminuindo a taxa de rejeição em 25%. O Bundoo.com também conseguiu aumentar o número de novas visitas em 13%, melhorando não apenas a qualidade do portal, como também atraindo novos usuários.

Mudança de pensamento refletida em vendas

Não poderíamos deixar de citar a Hubspot entre esses cases de sucesso marketing, uma das mais conhecidas plataformas de automatização de Inbound Marketing. Em apenas 3 anos, a plataforma conseguir aumentar em 1.193% as suas vendas! E o melhor de tudo: eles nem precisaram investir rios de dinheiro para converter leads em clientes!

Como eles fazem isso? Simples! Eles criam alto valor para o lead antes mesmo dele comprar, através da oferta de conteúdo exclusivo e extremamente relevante. E, como essas informações são de interesse e ajudam as empresas e agências a venderem mais, eles tornaram-se uma forte referência em Inbound Marketing, fazendo com que os clientes procurem por eles naturalmente.

O poder dos vídeos na era digital

A Step2 é uma marca norte-americana de brinquedos para crianças com até 7 anos. Como os brinquedos vendidos pela marca são grandes, estava bastante difícil conseguir uma boa exposição nas prateleiras dos grandes varejistas. Além disso, o ticket médio de 150 dólares não estava ajudando em nada a incentivar vendas por impulso.

A saída passou a ser aumentar as vendas online. Para isso, era necessário mostrar como os brinquedos funcionavam.

A loja começou a produzir vídeos para os seus produtos mais vendidos e a disponibilizá-los na página do brinquedo no site. Conforme a produção foi crescendo, a Step2 começou a incentivar feedbacks dos usuários ao final de cada vídeo para que o conteúdo pudesse ser adaptado e tivesse maior impacto.

Com a implementação e revisão constante da estratégia, a Step2 conseguiu engajar seus consumidores, que tornaram-se 174% mais propensos a realizar uma compra no site após assistirem aos vídeos. Os vídeos deram tão certo que agora a marca também disponibiliza os materiais no site dos varejistas!

Gostou dos cases de sucesso marketing que apresentamos? Comece a colocar essas inspirações em prática na sua empresa e, para elaborar um plano de marketing campeão, acesse esse manual completo e leia dicas valiosas!