Vendas exigem dados para uma tomada de decisão mais assertiva: é preciso saber quem é o cliente, o que ele deseja, quais são suas dores etc.

No entanto, um orçamento limitado para o marketing pode dificultar a prospecção de sua equipe, deixando-a sem as informações necessárias para apresentar o produto ao prospecto da melhor forma.

Nesse contexto, as redes sociais são meios eficientes e baratos para reduzir essas dificuldades e aumentar as vendas. Quando se trata de ambiente corporativo, não há dúvidas de que o LinkedIn é a melhor escolha, seja em sua versão gratuita ou na extensão LinkedIn Sales Navigator.

Veja aqui 4 dicas que farão sua equipe atrair cada vez mais clientes com o LinkedIn!

1. Busque no LinkedIn pelo Google

Você sempre pode utilizar a ferramenta de busca do próprio LinkedIn, mas se, no momento, o ideal é uma busca mais ampla, o Google pode ajudar. Isso é ótimo para quem deseja, por exemplo, encontrar perfis marcados como públicos.

No campo da busca, para dizer aos robôs do Google que você quer procurar apenas dentro do LinkedIn, digite o seguinte:

site:br.linkedin.com

2. Seja detalhista na busca

Existem outros comandos que poderão potencializar ainda mais os resultados da sua busca.

Por exemplo, se você deseja falar com um gerente de marketing ou um gerente de compras de uma empresa indeterminada, siga o seguinte comando:

site:br.linkedin.com gerente de marketing OR gerente de compras

Porém, se você quer atingir uma empresa específica e quer descobrir os contatos das pessoas responsáveis pelo marketing e compras, é possível dizer ao Google que busque, no LinkedIn, os respectivos cargos dentro da EmpresaX:

site:br.linkedin.com gerente de marketing OR gerente de compras AND EmpresaX

3. Utilize abas anônimas

Para melhorar ainda mais os resultados de suas buscas, use abas anônimas do seu navegador.

Essa é uma maneira de enganar o LinkedIn e evitar a limitação de encontrar apenas conexões de 3º grau, sendo uma dica ideal para quem ainda não possui um network sólido ou está começando as operações em uma região diferente, onde poucas conexões já foram estabelecidas.

4. Aproveite os recursos do LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn Sales Navigator é uma extensão paga voltada para criar negócios, fortalecer o relacionamento com clientes e fazer novas vendas, ideal para empresas B2B (business-to-business).

Uma série de recursos estão disponíveis para facilitar o trabalho de uma equipe de vendas, como:

• Situação das vendas em tempo real e possíveis clientes

• Busca de perfil ilimitada para conexões de até 3º grau

• Pesquisa avançada através do Lead Builder, filtro para refinar a busca por vários critérios

• Envio de InMails para qualquer usuário, mesmo que não seja uma conexão

Porém, o LinkedIn Sales Navigator não faz tudo sozinho. O “olho” de vendedor ainda é bastante necessário: fique atento ao que a empresa visada está compartilhando em sua Company Page para capturar todas as informações necessárias para uma abordagem mais efetiva através de um InMail.

Fazer vendas da melhor forma, atualmente, é utilizar os recursos que a tecnologia disponibiliza. A sua ideia não pode mais se resumir a dezenas de telefonemas num dia.

Aproveite o ambiente conectado em que estamos hoje para inserir o relacionamento com sua empresa através de redes sociais ou ferramentas mais específicas, como o LinkedIn Sales Navigator!

E já que estamos falando disso, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e chame sua equipe para aplicar as dicas apresentadas aqui, combinado?