Trabalhar com pessoas é uma das tarefas mais difíceis para um gestor e, se você gerencia sua própria empresa, já sentiu na pele a dificuldade de fazer uma boa gestão. Além de cuidar do crescimento da empresa, ainda é necessário que você gerencie pessoas de personalidades totalmente opostas e que entram em atrito frequentemente.

Para vencer os desafios de uma boa gestão, separamos 5 lições de liderança para facilitar seu trabalho. Confira!

1. Aprenda a dar feedbacks

O feedback e uma ferramenta importante para a gestão de uma empresa, portanto, aprenda a usá-lo corretamente. Converse com os funcionários a respeito de seu trabalho e diga a eles o que pensa a respeito do resultado referente às tarefas executadas. Caso não esteja satisfeito, seja sincero, diga do que não está gostando e auxilie o colaborar a melhorar seu desempenho.

Fazer uma lista com as tarefas executadas durante a semana e ao final dela conversar com cada colaborador sobre o que está certo e sobre o que precisa ajustar pode melhorar o clima entre o líder e a equipe, além de render bons frutos para a empresa.

2. Estimule a inovação

O estímulo à inovação pode ser uma excelente estratégia para aguçar a criatividade de seus funcionários, portanto, estimule-os a inovar.

Acompanhe de perto o trabalho de cada um deles e ouça suas ideias. Recompense aqueles que tiverem ideias inovadoras e que possam trazer benefícios para o negócio.

3. Influencie positivamente

Um gestor que só reclama, fala mal da empresa e é ríspido com todos, cria um clima extremamente desagradável. Imagine ter de trabalhar todos os dias com uma pessoa assim? Não seria nada produtivo!

A postura do gestor tem muita influência sobre o restante da equipe, portanto, seja uma influência positiva. Seja educado, honesto, sincero e tenha respeito por todos os membros da equipe.

Um líder que estuda, se aperfeiçoa e está sempre à procura de qualificação também é bem visto pelos funcionários da empresa.

4. Seja um gestor presente

Saia de sua zona de conforto e visite os setores da empresa. Converse diariamente com todos os seus subordinados para conhecê-los e saber sobre suas metas profissionais a curto e longo prazo. Conheça o trabalho deles, suas ambições e procure saber sobre interesses e habilidades.

Esse contato constante ajudará você a compreender a forma como os colaboradores enxergam a empresa e, principalmente, sua gestão. Você será capaz de saber em quais pessoas poderá confiar projetos mais importantes e identificar quem poderá ajudar a empresa a crescer.

5. Saiba se comunicar com eficiência

Saber se comunicar é crucial para um bom líder, portanto, tenha uma comunicação clara e objetiva. Não utilize meio termo e não admita que uma informação seja mal interpretada. Erros de comunicação podem ocasionar prejuízos na gestão e no caixa da empresa, pois pode atrasar os processos.

Bill Gates, Steve Jobs e Abraham Lincoln são personalidades que podem dar grandes lições de liderança, pois são capazes de cativar as pessoas e influenciá-las positivamente.

Quer ler outros posts como este? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!