O mercado B2B esteve por muito tempo acomodado com suas estratégias de vendas extremamente consolidadas, porém bem pouco eficazes. Mas a abertura que a internet e o inbound marketing trouxeram para que cada vez mais players pudessem entrar no mercado corporativo de vendas mexeu com toda essa estrutura, exigindo posturas mais arrojadas na captação de leads qualificados.

Dentre essas estratégias, a que atualmente se mostra mais eficaz é a construção de um blog corporativo com o intuito de fortalecer a reputação da empresa, mostrar sua expertise e atrair mais leads em vez de colocar o time de vendas para caçar contatos no mercado. Mas como exatamente trabalhar a geração de leads qualificados para o mercado B2B por meio de um blog corporativo? Pois é o que vamos ensinar agora! Então acompanhe:

Utilize as armas disponíveis

Se você conta com um bom CRM e o usa com sabedoria, tem uma gama enorme de informações sobre seus clientes atuais que pode ajudar — e muito! — na preparação de um conteúdo de qualidade para seu blog empresarial. Ao identificar perfis, comportamentos e hábitos de consumo desses clientes, é possível criar uma segmentação que direcionará sua estratégia de marketing de conteúdo para esse nicho, permitindo a personalização da experiência de cada lead com a sua marca.

Lembre-se sempre que os dados que você possui são uma fonte preciosa de informações para criar sua buyer persona, que é a personificação dos seus consumidores ideais. Com a persona devidamente criada, fica bem mais fácil identificar quais temas e assuntos serão de seu interesse para elaborar uma abordagem focada, desde o início do relacionamento, na conversão.

Construa seu blog corporativo

O blog corporativo permite que você crie um diálogo mais informal com seu público-alvo, educando-o sobre o mercado, as possibilidades, os produtos e serviços que podem ser de seu interesse, já que trazem enormes benefícios para toda uma diversidade de outras empresas.

Pense também no layout

Na criação do seu blog para o mercado B2B, você também deve prezar por um layout limpo e assertivo, que leve seus leads exatamente para onde deseja. Deixe de lado itens que não estão focados nas necessidades dos leads ou que não contribuam para a conversão. Com um layout atrativo na medida certa, você conquista a atenção do público e faz com que os visitantes se sintam bem ao navegar por seu blog. A partir daí é missão do conteúdo.

Foque em conteúdo que converte

O conteúdo que converte no mercado B2B é aquele que conduz a uma solução. Criar posts que respondam a perguntas “por que”, “como” e “o que” já é um bom começo, já que todo problema suscita uma pergunta e essa pergunta pede uma resposta. Esse material mais amplo deve ser direcionado à captação daqueles potenciais clientes que ainda estão no início do seu funil de vendas.

Para os leads mais avançados, os conteúdos devem ser igualmente mais elaborados, conduzindo-os pelo funil de vendas até que se tornem conversões concretas. Nesse caso, trazer exemplos, cases de sucesso e depoimentos positivos de outros clientes ajuda a corroborar o que você já diz e contribui para que os leads percebam sua empresa como referência da área.

Produza mais que apenas texto

Para nutrir seus leads adequadamente e tirar o maior proveito possível da sua estratégia de marketing de conteúdo para esse mercado , diversifique os materiais apresentados em seu blog. Transformar um texto informativo em um infográfico, ilustrar um blog post com uma imagem atrativa e criar vídeos curtos com conteúdo assertivo ajudam na captação e retenção dos leads, que certamente voltarão mais vezes para obter o máximo de informação de uma fonte confiável e disposta a compartilhar seu conhecimento.

É por meio da reputação que se cria na internet com o blog empresarial que a atenção de novos internautas é captada. Aí o projeto é transformá-los em leads. Quanto mais acessos seu blog tiver, melhor será seu posicionamento nos mecanismos de busca e melhores serão as referências sobre o blog e a empresa. Consequentemente, maiores serão também as chances de converter os leads em clientes.

Agora comente aqui e nos conte se sua empresa já tem um blog corporativo! Ele traz os resultados esperados? Quais práticas você utiliza em sua estratégia de marketing de conteúdo para o mercado B2B? Compartilhe seus conhecimentos e suas experiências conosco!