Em um momento em que muitas empresas investem em marketing de conteúdo para se diferenciar e se destacar, é necessário encontrar maneiras diferentes de produzir conteúdo. A qualidade do material é um dos pontos-chave para essa diferenciação, mas, sem dúvida, o formato como o conteúdo é apresentado também contribui nesse contexto. Os infográficos estão entre os modelos que têm este poder de transformar informações em algo visualmente mais atrativo.

Neste post vamos te mostrar o que são infográficos e como você pode utilizá-los para gerar mais leads para o seu negócio. Confira!

O que são infográficos?

Infográficos são peças de informação caracterizadas por ilustrações que explicam um determinado tema ou assunto. Como o próprio nome já mostra, a palavra infográfico é a união das palavras “info” (para informação) e “gráfico” (imagem, desenho, representação visual), ou seja, infográficos são desenhos ou representações visuais que, com a ajuda de um texto, explicam determinado assunto que não seria bem apresentado apenas com um texto.

Eles nasceram como uma evolução na forma como as pessoas explicavam as coisas e, com o tempo, passaram a ser muito utilizados em jornais, manuais técnicos e apresentações científicas. Hoje, além desses lugares, eles são muito utilizados na internet como uma forma de atrair tráfego e gerar leads para negócios dos mais variados.

Quais as vantagens de usar infográficos na estratégia de marketing?

Usar infográficos na estratégia de marketing é uma iniciativa que traz diversos benefícios para o negócio. Para começar, eles aumentam muito a capacidade de compreensão do conteúdo, já que boa parte das pessoas tem uma maior facilidade para compreender informações no formato visual.

Enquanto peças de conteúdo, os infográficos têm um engajamento muito maior do que um texto, o que os torna muito mais compartilháveis e viralizáveis. Além disso, eles ainda criam reconhecimento de marca, links externos para SEO — pois uma das principais estratégias é disponibilizar o código para ele ser inserido em outros sites —, e ajudam a gerar muito mais tráfego para seu site.

Como construir infográficos que gerem mais leads?

1. Identifique um assunto relevante

O primeiro passo para construir um bom infográfico é descobrir um assunto que seja de interesse de seu público-alvo. Para isso, recorra ao histórico do Google Analytics de seu site para ver quais as páginas mais acessadas, e ainda veja em outros sites quais os assuntos de maior repercussão, para só então definir um tema que faça sentido para sua empresa.

2. Pesquise as informações necessárias

Feito isso, chega a hora de buscar as informações que vão ajudar a compor seu infográfico. Qualquer tipo vale: dados, estatísticas, exemplos, números. Aqui, vale sempre lembrar que, quanto mais informação, melhor será o infográfico.

3. Invista em um bom design

Com o conteúdo pronto, o material precisa ser passado a um designer que vai trabalhar a parte visual do material. Trabalhe um bom briefing para ele, e se você já tiver uma ideia de como a informação pode ficar disposta, faça também um rascunho do infográfico.

4. Tenha um título atraente e um bom call-to-action

O objetivo maior do material, como falamos, é auxiliar sua empresa na geração de leads. Para isso, a página do infográfico em seu site precisa receber tráfego de qualidade, e é por esse motivo que seu infográfico precisa de um título atraente, que chame a atenção das pessoas. Para que esse tráfego possa se transformar em leads, um bom call-to-action também se faz necessário, seja para fazer download do infográfico ou até mesmo de outro material.

5. Planeje como vai divulgá-lo

Na hora de lançar o infográfico pronto é importante também planejar como será feita essa divulgação, de forma que todos os canais possíveis sejam considerados. Páginas em mídias sociais, posts patrocinados, campanhas de mídia paga e o que mais você achar necessário deve ser considerado nesse plano.

O infográfico é uma excelente forma de sua empresa produzir conteúdo de qualidade para gerar mais leads. Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!