Um dos fatores de diferenciação do Marketing Digital frente a mídias tradicionais (TV, Revista, Rádio) é a capacidade de mensurar todas as ações desse meio através de diversas métricas.

São tantas métricas que é comum a confusão e a dificuldade de entendimento de cada uma delas. Por este motivo, é preciso que o gestor defina KPIs (Key Performance Indicator) de fácil entendimento, mensuráveis e que representem visualmente o desempenho do mesmo para tomada de decisão. Em geral um indicador é resultado de um conjunto de métricas.

Exemplos de KPIs que podem ser utilizados no Marketing Digital

ROI – Retorno sobre o investimento

Este KPI deve ser o mais importante para a sua equipe de marketing monitorar. Ele fornece uma avaliação honesta do seu desempenho para que você saiba quais as campanhas estão gerando melhores resultados.
De maneira simples, podemos medir o ROI (Return on Investiment) através da seguinte fórmula:

ROI = (Total de Receitas – Total de Investimento) / (Total de Investimento)

Você pode medir o ROI total do seu Marketing Digital, ações digitais individuais e até mesmo por canal (mídia online, seo, e-mail marketing, redes sociais).

Desenvolvemos uma calculadora de ROI do e-mail marketing. Você pode baixa-lá clicando aqui.

Taxa de Conversão

Escutamos muito sobre taxa de conversão no e-commerce, mas a verdade é que esse índice pode ser apontado em qualquer tipo de META definida. Confira alguns exemplos de taxa de conversão:

E-commerce: Total de Vendas / Total de Visitas ao site
Cadastro Newsletter: Total de Cadastros / Total de Visitas
Landing Page: Total de Leads / Total de Visitas
Download de Materiais: Total de Downloads / Total de Visitas.
E-mail Marketing: Total de Vendas / Total de Cliques

Sendo assim, é importante sempre definir os indicadores-chave de desempenho de cada ação digital com base nos objetivos de negócios que a empresa pretende alcançar.

6 passos importantes para criar e acompanhar os seus KPIs:

  1. Estabeleça os principais e relevantes indicadores de sucesso (KPIs) para seu negócio e a periodicidade da mensuração e análises;
  2. Implante as ferramentas de captação dos indicadores de sucesso estabelecidos. Praticamente todas as ferramentas digitais possuem meios de medir os resultados, mas é preciso configurá-las em seu desenvolvimento para obter as métricas necessárias;
  3. Desenvolva um modelo de relatório que atenda as necessidades e objetivos de sua Empresa;
  4. Crie um rotina de mensuração e análise dos indicadores de sucesso;
  5. Produza relatórios periódicos quantitativos e qualitativos para discutir em conjunto com a equipe de marketing e vendas de sua Empresa visando a otimização de resultados;
  6. Quando seus Indicadores estiverem maduros, toda a equipe compreendê-los e sua empresa for capaz de tomar boas decisões com base neles, crie um dashboard para facilitar a analise e acompanhamento.

Nesse sentido existe uma frase do Peter Drucker que me marcou muito e é mais pura verdade.

“Se você não pode medir, você não pode gerenciar” (Peter Drucker)

Meça seu ambiente digital, promova e monitore ações, gerenciando este importante canal de marketing do seu negócio.