Você entende bem qual conteúdo se adequa a cada etapa da jornada do consumidor?

A verdade é que muita gente ainda tem dúvidas sobre isso. Para descomplicar o processo, separamos 6 passos que vão te ajudar a mapear o conteúdo para a jornada do consumidor e garantir que as suas ações serão matadoras. Confira!

1. Conheça a sua persona

Antes de digitar a primeira letra, você precisa conhecer a sua persona. Ela será o guia para entender cada etapa da jornada, quais são as principais dúvidas e qual conteúdo será criado. Além disso, ela direciona a linguagem e até o layout do seu blog.

 

2. Desenhe a jornada do consumidor

Agora que você já conhece a persona, é preciso analisar por qual processo ela passa desde ser uma desconhecida até se tornar o cliente. Esse processo é marcado pelos três pilares da jornada do cliente: conhecimento, consideração e decisão.

No conhecimento, a sua persona tem um problema a ser resolvido, mas ainda não entende exatamente que problema é esse. Na consideração, ela aprende qual é o problema e procura opções para solucioná-lo. Na decisão, ela já sabe qual é a melhor forma de acabar com esse problema e está buscando a empresa que mais se adequa ao que precisa/deseja.

 

3. Mapeie o conteúdo

Considere cada um dos passos da jornada. Agora, faça as seguintes perguntas: o que o consumidor procura? Qual conteúdo vai ajudar o consumidor nessa etapa? Quais são as palavras-chave mais procuradas nessa etapa?

Responda a cada uma dessas perguntas em cada etapa da jornada do consumidor. Esse é o primeiro passo para escolher qual conteúdo vai ser mais eficiente na sua estratégia e como ele será produzido.

4. Planeje a produção desse conteúdo

Criar conteúdo sem planejamento é um erro comum. Você não quer escrever 15 blog posts para depois descobrir que a palavra-chave principal não era a ideal, ou que o formato dele não é do interesse da sua persona, né?

Agora é a hora de garantir que todos os materiais presentes no seu mapeamento de conteúdo sejam produzidos a tempo e de forma organizada. Primeiro, crie um calendário editorial para saber quando cada um desses materiais será publicado. Depois, organize a produção desse material de acordo com os prazos e com quem vai produzi-los.

5. Personalize o conteúdo para a persona

As pessoas querem consumir conteúdo que elas sintam que foi feito para elas. Se a sua persona considerar aquele material genérico, ela não vai consumir e engajar com ele como você gostaria. Adeque sua linguagem, cor e formato!

6. Planeje as ações de promoção

Conteúdo não é nada sem ações de promoção. Durante a jornada do consumidor, é importante que ele tenha acesso ao máximo de conteúdo relevante possível e que encontre materiais na hora certa. Por isso, lembre-se de criar fluxos de nutrição de e-mail marketing, além de campanhas nas redes sociais!

Mapear a jornada do consumidor é um trabalho que vale a pena. A sua produção de conteúdo vai ser tornar mais eficiente e você vai aumentar suas conversões!

Para aprender mais sobre como criar conteúdo matador para a jornada do consumidor, confira nosso post sobre a importância do conteúdo atrativo para o Inbound Marketing!