Empresas de diferentes segmentos começaram a planejar apenas recentemente uma inserção no cenário digital, e muitas ainda nem consideraram essa possibilidade por acreditarem que o investimento online será mais custoso e menos eficiente do que os offlines, os quais já dominam. O receio de investir no novo, entretanto, pode fazer com que as empresas percam várias oportunidades de crescimento, pois o meio digital já demostrou que é capaz de proporcionar diversas vantagens que não são possíveis no marketing tradicional.

Considerando dois tipos diferentes de marketing, o digital e a participação em feiras e eventos, podemos ver como o meio digital não é apenas um concorrente dos meios tradicionais, mas pode ser usado em conjunto para aprimorar resultados e potencializar as chances de efetivar vendas. Confira só!

Quais as limitações de feiras e eventos?

A participação em feiras e eventos sempre foi considerada uma excelente forma de ter contato com um público qualificado e interessado exatamente no segmento de atuação da empresa. Esse tipo de marketing tem, de fato, vários benefícios, como a segmentação do público participante, a oportunidade de fechar negócios ainda durante o evento, o contato mais próximo com o público e a oportunidade de apresentar novos produtos.

Entretanto, este tipo de ação também possui algumas limitações, como:

• Devido à feira ser direcionada a um segmento específico, o mesmo cliente tem contato com diversas empresas do mesmo setor em pouco tempo;

• A concorrência faz com que o visitante conheça apenas superficialmente os stands, sem se atentar aos diferenciais da sua companhia;

• O alto custo envolvido para divulgação antes e durante o evento, estrutura, folhetos e brindes;

• Dificuldade de coletar as informações do potencial cliente que, em muitos casos, fica com o cartão da empresa e não retoma o contato;

• Limitação de público apenas aos participantes da feira.

Essas limitações e dificuldades permitem que a participação em feiras e eventos, mesmo quando bem-sucedida, aproveite apenas uma parte do potencial da empresa, que tem muitas outras chances de crescimento.

Como o meio digital pode melhorar seus resultados?

Não é porque os meios tradicionais apresentam essas limitações de público e alcance que não se pode adotar estratégias conjuntas para otimizar os resultados, aliás, atualmente essa é a solução que acarretará em mais benefícios para o empresário. Os meios digitais vão permitir a melhora dos resultados obtidos pois levam potenciais clientes do offline para o online, onde a possibilidade de qualificar o lead até que ele esteja pronto para a venda é muito maior.

Entre as vantagens do meio digital destacam-se:

• Orçamento que varia de acordo com os interesses da empresa, sendo possível campanhas com custos mais baixos ou altos investimentos;

• Um público-alvo mais vasto e qualificado;

• Possibilidade de qualificar o lead, preparando-o para o fechamento da compra;

• Mais canais nos quais é possível se comunicar com o cliente e conquistar sua confiança.

Vale ressaltar que, no marketing digital, utilizar diferentes estratégias, como marketing de conteúdo, mídias sociais, links patrocinados e inbound marketing tornará a empresa mais relevante, enquanto desenvolver apenas uma estratégia pode trazer resultados tímidos.

Como usar o meio digital em eventos?

Para quem ainda tem receio de transferir o orçamento do marketing tradicional para o marketing digital, uma alternativa é justamente a integração dessas estratégias em áreas específicas para verificar as taxas de sucesso, mensuração de resultados e novas oportunidades de negócio.

Ao reunir o marketing digital com a participação em uma feira, é possível iniciar com uma divulgação online do evento, convidando pessoas a participarem e conhecerem os produtos. Durante o evento devem existir mecanismos que permitam coletar informações dos visitantes, como tablets com landing pages específicas para o evento. Com o uso de um CRM é possível direcionar esses potenciais clientes, de acordo com seus interesses, para workflows específicos, economizando tempo e o trabalho da equipe de vendas, que só entra em ação quando o lead já estiver mais disposto a finalizar a compra.

O meio digital tem várias oportunidades para o seu negócio! Deixe um comentário no post e conte-nos a experiência de marketing da sua empresa!