Cada vez mais as empresas precisam obter vantagem sobre a concorrência, fidelizando clientes, estudando (e colocando em prática) novas estratégias para conquistar novos consumidores, bem como alcançar rapidamente os objetivos planejados.

Nessa hora, os esforços do time de marketing e da equipe de vendas devem ser maximizados e integrados. Quer saber como? Preparamos um conteúdo matador para você colocar a mão na massa e obter sucesso nessa integração. Acompanhe conosco!

Planejamento: um trabalho de equipe

No dia a dia empresarial, profissionais que integram departamentos de marketing e de vendas trocam impressões, informações, diagnósticos de mercado e parcerias. O trabalho dinâmico desse time, em sintonia com setores de produção, financeiro ou planejamento, oferece elementos fundamentais para um posicionamento mercadológico de sucesso.

A empresa planeja e executa

A atividade de planejamento está sempre presente no ambiente corporativo. No decorrer da gestão, os responsáveis sempre encontrarão motivos para analisar e preparar a empresa para as mudanças: novas frentes de trabalho, lançamento de produtos, inauguração de lojas, abertura de franquias, inovação em TI, competição entre concorrentes, enfim, são inúmeros desafios que trazem aos gestores a necessidade de planejar os novos horizontes de ação.

Na elaboração de um planejamento de sucesso, é preciso foco e experiência, elementos presentes em profissionais atuantes e atentos. Os setores de marketing e vendas apresentam alternativas interessantes ao gestor.

Quando falamos em planejamento, esses profissionais tornam-se elementos de grande importância. Lembramos que o planejamento nasce em um ambiente de possibilidades. Ao se preparar para novos desafios, os gestores responsáveis devem avaliar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Assim, todos são bem-vindos em um esforço conjunto para bons resultados.

Análise de mercado: a ferramenta que abre caminhos

O time que reunirá esforços na etapa de planejamento pode ser potencializado com a participação dos profissionais de marketing e vendas. Ninguém, como eles, conhece tão bem o mercado e suas particularidades. Ao ouvir o cliente, e identificar suas expectativas, os profissionais de marketing tornam-se representantes do próprio cliente dentro da empresa.

Por outro lado, o profissional de vendas, ao conhecer a fundo os produtos e serviços oferecidos pela empresa, pode apresentar com clareza a visão corporativa perante os consumidores.

A soma das duas visões resulta em uma bagagem rica, pronta para embasar um planejamento mais completo.

Planejar é decidir hoje o que acontecerá amanhã. O planejamento se faz com os elementos atuais e, por isso mesmo, estará sempre sujeito a adequações de percurso.

Como integrar o planejamento?

A resposta a esta questão é simples: cooperação. Apresentar à equipe o melhor de si, a sua experiência e visão de mercado. Dar vida a voz do cliente, argumentar os interesses da empresa, estudar as possibilidades reais a serem oferecidas. Falar de prazos, custos, preços, modelos de produtos, formas de serviços e preferências (de cliente e empresa).

A cooperação é a chave da clareza, do planejamento mais abrangente, mais completo e, por isso mesmo, com mais possibilidades de acerto.

Porém, mesmo um bom planejamento requer avaliações e bons indicadores de resultados. O planejamento se faz com as informações e os elementos atuais, no presente. Ao se passar para a fase de execução, a realidade poderá ter sofrido mudanças, o que orientará o projeto a novas direções.

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