O marketing tradicional já faz parte da realidade da maioria das empresas. A novidade agora é que os meios online invadiram o mercado e revolucionaram os modelos de negócios como um todo. Com isso, muitos profissionais se questionam sobre o melhor caminho para investir: marketing offline ou digital?

Se você também tem dúvidas, veja as principais diferenças entre essas duas formas de marketing e crie a sua estratégia agora mesmo!

O marketing offline fortalece o relacionamento com o seu público

É impressionante a maneira como as ações tradicionais favorecem a criação de uma relação leal com o seu público-alvo.

Estar em contato direto com os seus clientes e prospects inspira mais confiança e faz toda diferença no fechamento dos negócios.

O networking em um evento presencial é outro exemplo de como as abordagens habituais ainda podem ser eficientes para muitas empresas, então fique atento às oportunidades que o marketing offline oferece!

O ambiente digital favorece as medições de resultados

Ao contrário do que acontece nas campanhas tradicionais, no marketing digital é possível mensurar com precisão os resultados das suas ações.

Dessa forma, você consegue comprovar o ROI de cada estratégia. Além disso, no universo online, as táticas podem ser alteradas a qualquer momento a fim de otimizar o resultado das campanhas.

A segmentação criteriosa é uma das vantagens do marketing digital

Outro ponto fundamental para o sucesso de uma campanha é a segmentação do público-alvo.

Sabemos que falar com o público certo aumenta significativamente as chances de gerar conversões. Por isso, as opções disponíveis na internet são as mais indicadas quando o assunto é segmentar os potenciais clientes.

Experimente as mídias sociais e veja como é simples alcançar a sua audiência!

O boca a boca ainda é poderoso nos universos offline e online

É fato que, se o consumidor tem uma experiência positiva com a sua marca, a possibilidade dele recomendá-la para seus amigos e familiares é alta.

Agora, experimente criar uma experiência inesquecível para o seu cliente por meio de um atendimento presencial; evidentemente os impactos serão muito maiores! Por outro lado, a internet é ótima pra criar conexões e pra onde muita gente vai na hora de elogiar ou criticar uma marca.

>Imagine incorporar à sua marca todos os benefícios que o marketing tradicional e o digital oferecem. Isso é fantástico, pois ambas as estratégias são mais efetivas quando utilizadas de maneira integrada.

Independente do tipo do negócio, não é preciso optar apenas por uma possibilidade, e sim unir esforços tanto no ambiente digital quanto no offline para garantir que a experiência do cliente seja a prioridade.

A integração das duas estratégias para maximizar os resultados

Agora que você compreendeu a importância de integrar os dois estilos de marketing para atingir resultados positivos, surge outra dúvida: como implementar de fato essas duas alternativas?

Os eventos devem ser como extensão do universo online

As possibilidades do universo digital, aliadas às estratégias tradicionais, são uma combinação poderosa para o sucesso!

Vamos imaginar que a sua empresa participa de uma feira e distribui, durante o evento, alguns materiais impressos com um QRcode, que é um sistema em que um texto é transformado em uma imagem 2D — como se fosse um código de barras —, que só é possível interpretar com um programa específico.

Ao acessar esse código pelo seu celular, o consumidor é direcionado para uma imagem com um desconto especial, por exemplo. Essa é uma ótima oportunidade para maximizar o investimento, integrando o universo digital ao tradicional.

Além disso, você pode aproveitar as redes sociais para convidar os consumidores a visitarem o estande da sua empresa em um evento.

Esse é o poder extraordinário do alcance digital, atuando em conjunto com a eficiência do marketing tradicional.

Os recursos do mobile marketing em plena utilização

Outra estratégia muito eficiente é a utilização da tecnologia dos smartphones com objetivo de atrair o público-alvo para o seu ponto físico.

Você pode enviar mensagens com promoções para os consumidores pré cadastrados que estejam próximos à sua loja, por exemplo.

Há diversos segmentos que estão utilizando táticas semelhantes, aliados a jogos digitais ou aplicativos próprios para isso, dotados de geolocalização, como iniciado pelo antigo Foursquare.

O Inbound Marketing como investimento certeiro

O Inbound Marketing é um método utilizado por muitas empresas para conquistar e fidelizar clientes. Ele se baseia em atrair prospects com base no seu interesse, ou seja, por meio da produção de conteúdo qualificado.

Utilize a lista com os contatos captados em eventos ou no cadastro dos principais clientes, para começar o envio de e-mail marketing. Envie periodicamente as novidades do seu negócio, pois aquele velho ditado é muito válido: “quem não é visto, não é lembrado”.

Além disso, qualifique esses potenciais clientes que ainda não estão prontos para consumir os seus produtos e serviços. Faça isso por meio do envio de artigos sobre temas que sejam relevantes para o seu público. Aposte em dicas, orientações, promoções, entre outros formatos de conteúdo.

Outra tática interessante é disponibilizar no seu site e nas redes sociais um formulário para que os consumidores preencham nome e e-mail, por exemplo, para retirar um brinde na loja.

Desse modo, a sua empresa constrói uma base de leads e trabalha o relacionamento com ela, até o momento da decisão de compra.

O fato é que criar uma reputação digital é imprescindível para gerar negócios nos dias de hoje, mas vale destacar que de nada adianta ter uma imagem impecável na internet e cultivar um péssimo atendimento na sua loja.

Por isso, cada vez mais empresas têm apostado na integração das estratégias para garantir um aumento do ROI e de seus indicadores de desempenho de investimentos e, acima de tudo, colocar os clientes como protagonistas nas relações de consumo.

Se você ainda não aplicou essa integração do marketing offline com o mundo digital na sua empresa, esse é o momento! Experimente a incorporação dessas estratégias e alcance resultados surpreendentes!
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