O alinhamento estratégico entre os setores de marketing e vendas parece algo muito distante da realidade da sua empresa? Então você precisa conhecer o smarketing, um conceito que vem alavancando vendas e transformando sua equipe em um verdadeiro time de campeões.

Smarketing é mesmo uma maneira inteligente de se fazer marketing, mas o S não vem da palavra smart, mas, sim, de sales, ou seja, vendas. Esse conceito representa o alinhamento de estratégias, táticas e ações entre os times de marketing e vendas para produzir resultados extraordinários para a empresa, combinando as competências de profissionais que têm o mesmo desafio: gerar oportunidades de negócios e fechá-las.

Quer saber mais sobre essa novidade? Então acompanhe agora mesmo nosso post e revolucione os resultados da sua empresa:

O que o smarketing pode fazer por seu negócio?

Conduzir os setores de marketing e vendas como dois núcleos isolados dentro da empresa faz com que muitos leads qualificados sejam perdidos no meio do caminho entre a nutrição e a conversão, além de permitir que outros tantos nada qualificados cheguem até os vendedores, levando a uma completa perda de tempo e esforços. E é aí que entra o smarketing, atuando para criar uma ponte entre esses dois setores, alinhando expectativas e promovendo uma verdadeira integração entre os times.

Com ele, você tem um melhor aproveitamento dos leads e aumenta sua taxa de conversão, já que consegue leads cada vez mais qualificados chegando ao setor de vendas. Além disso, desenvolve uma visão compartilhada sobre quem são as personas do seu negócio, como realmente funciona seu funil de vendas e quais são os objetivos e as metas da sua empresa.

Como desenvolver esse conceito na empresa?

O smarketing faz parte da sua estratégia e promove uma mudança cultural em seus times de marketing e vendas, que passam a atuar em sinergia, integrados e focados nos mesmos objetivos. Por esse motivo, é preciso contar com um suporte da alta gestão e de canais específicos a fim de fomentar essa interação. Existem alguns passos para que você comece esse processo e vá fortalecendo a ideia na sua empresa. Confira:

Implemente métricas e KPIs

As equipes de vendas estão acostumadas a ter métricas e KPIs, mas as equipes de marketing não necessariamente. Sendo assim, alinhe esse fator com ambas, criando índices semelhantes ou, ainda, comuns a ambas as áreas. Além de fortalecer os laços entre os membros das equipes na busca pelos mesmos resultados, você conseguirá, assim, mensurar com muito mais facilidade os resultados produzidos por cada uma.

Adote uma estratégia orientada por dados

O setor de vendas gosta de trabalhar mais na base do feeling, enquanto o marketing gasta horas e horas com pesquisas de mercado para entender detalhadamente o perfil e o comportamento dos clientes. Para balancear esse cenário, o segredo é adotar sistemas integrados de gestão que contemplem os dois setores e facilitem tanto a troca de informações como a transmissão de feedbacks. Você vai ver como assim a compreensão sobre suas personas será completamente nova e bem mais assertiva.

Coloque o pessoal para conversar

Enquanto o marketing cuida do meio de campo, o time de vendas deve estar preparado para o ataque. Sendo assim, estabeleça canais de comunicação mais interativos e dinâmicos, que facilitem a troca de ideias entre as equipes. Colocá-las em ambientes próximos ou até mesmo em uma única sala, por exemplo, pode fazer com que a cultura do smarketing se desenvolva mais rapidamente na sua empresa.

Com a implementação do smarketing, trazendo todo esse alinhamento estratégico entre marketing e vendas, seu faturamento certamente terá resultados impressionantes. E você, vai perder essa chance? Qual das vantagens proporcionadas por esse conceito chamou mais sua atenção? Qual será o maior desafio prático da implementação do smarketing em seu negócio? Comente e compartilhe suas impressões e experiências conosco!