Para uma estratégia de inbound marketing funcionar bem, dois times precisam estar sempre em sintonia: marketing e vendas. Para isso, existem ações interessantes para integrar esses times. Se pensarmos na forma com que as pessoas consomem produtos e serviços hoje em dia, é indispensável aliar conteúdo e geração de leads a uma boa equipe e estratégia de venda. Descubra agora como integrar vendas e marketing com a metodologia inbound e saiba como melhorar as suas taxas de conversão! Acompanhe!

Alinhe os times

Você ficaria impressionado com quantos times de marketing não conhecem bem as funções do time de vendas e vice-versa. O primeiro passo para alinhar os times é garantir que todo mundo esteja falando a mesma língua. Quem é a persona? Qual é o objetivo do outro time? O alinhamento garante que ambos os times saibam as respostas para essas perguntas e também para várias outras sobre a estratégia de inbound da empresa.

Melhore a comunicação

A falta de troca de informações entre os departamentos é um dos grandes motivos das falhas que existem entre marketing e vendas. É preciso criar um modelo estruturado de comunicação entre eles para que todos saibam como está o andamento das campanhas, as metas de venda, qualidade dos leads e ações pontuais de cada um dos times.

Estabeleça metas e objetivos claros para todo mundo

Toda boa estratégia de inbound marketing tem metas e objetivos claros. Integrar os times significa deixar claro para todo mundo o que foi estipulado para cada um deles. O que muitas pessoas esquecem é que eles estão diretamente relacionados. Se o marketing precisa entregar um número determinado de MQL’s, a equipe de vendas também terá metas de quantos leads deve entrar em contato durante um período de tempo, por exemplo. Quando um departamento entende o que o outro precisa atingir, fica muito mais fácil alinhar as ações e garantir que todo mundo trabalhe em prol de um mesmo objetivo.

Adote o Service Level Agreement

O SLA é uma das principais ferramentas para integrar e organizar marketing e vendas. Ele consiste em um acordo formal que determina o que cada departamento deve fazer dentro do processo de aquisição de clientes. Na prática, o Service Level Agreement é um conjunto de regras que determina as ações de cada time ao longo do funil de vendas. Sempre que os departamentos se encontrarem, um conjunto de regras determinará como deve ser a interação entre eles.

Vamos ver um exemplo de SLA? Um time de marketing precisa entregar 50 leads para o time de vendas. Esse lead está relacionado à persona trabalhada — é um diretor de uma empresa de médio porte, com pelo menos 5 mil reais de budget para o marketing por mês. Então, o vendedor precisa entrar em contato com o lead em até duas horas após ele ser passado pelo marketing, devendo realizar pelo menos três tentativas de contato antes de desistir dele. Isso torna o papel de cada time claro e mensurável.

Integrar vendas e marketing é indispensável para o sucesso do inbound marketing. É preciso que todos saibam que trabalham juntos e que muitas das ações feitas são integradas. Um canal de comunicação estruturado e contínuo, junto a um acordo formal claro de interação entre eles, garantirá o sucesso da integração entre os departamentos.

Que tal integrar os seus times de marketing e vendas? Compartilhe sua experiência no espaço de comentários. Aproveite também para tirar suas dúvidas e dar sugestões. Até a próxima!