O mercado das startups no Brasil está crescendo a passos largos e hoje, já existem mais de 10 mil empresas com esse perfil. Ter uma ideia inovadora é o primeiro passo para a criação de uma startup, depois vem a necessidade de validar essa ideia no mercado.

Com o modelo de negócios escalável, o diferencial dessas empresas é que elas podem atingir um grande número de clientes, sem que haja um aumento significativo nos custos. Uma startup conta com recursos limitados, precisa correr para mostrar seu valor e atingir resultados.

O inbound marketing pode fazer com que sua startup seja vista e lembrada por potenciais clientes e investidores! E como conquistar o mercado e fazer a sua solução conhecida? Muitas vezes ela é tão inovadora que até a validação da ideia no mercado é difícil, ainda mais com orçamento reduzido de início do negócio.

O inbound pode ajudar o empreendedor no desenvolvimento e consolidação de uma startup diante do seu mercado e dos desafios que enfrenta. Confira uma lista com três motivos para a sua startup investir em inbound marketing:

#1 Valide a ideia com geração de leads: uma startup pode começar a validar a sua ideia ou proposta desde o princípio, antes mesmo da finalização do site, e entender o interesse do cliente em potencial no que está sendo desenvolvido. Isso pode ser feito por meio da divulgação de conteúdos feitos em formatos diferentes como, posts para blog e materiais ricos (ebook, infográfico, vídeo), seguindo as etapas do funil de vendas!

#2 Se posicione com autoridade: por ter como base o marketing de conteúdo, a metodologia do inbound gera o efeito de autoridade no seu assunto. Oferecendo conteúdos educativos e que ajudem a persona na prática, você ganha a confiança de seus potenciais clientes. Dessa forma, a startup se firma não apenas como precursora, mas como a empresa que melhor entende do seu mercado.

#3 Gere contatos desde o início: além dos leads gerados, a estratégia é voltada para vendas, com múltiplos conteúdos trabalhados respeitando as etapas da jornada de compra, sendo ideal para uma startup que está em busca de provar ser sustentável e escalável.

Como você viu, é vital que a startup entre no processo do Inbound Marketing para validar sua ideia com o mercado e construir sua própria máquina de geração de demanda!