Afinal, o que é inbound marketing?

Já pensou em usar uma estratégia que faça com que as pessoas se conectem com sua empresa? O inbound marketing une diversas ferramentas de marketing para trazer mais gente para perto da sua marca e fazer com que elas virem clientes. Segundo a Hubspot – criadora da metodologia inbound -, podemos dividir a estratégia em 4 etapas principais: atrair, converter, fechar e encantar.

O mais importante é conseguir atingir a pessoa certa, na hora certa, ou seja: tudo que é oposto ao que o marketing tradicional no formato que conhecemos há anos vem fazendo com ações de massa. Nessa jornada em que trazemos seu público para perto do seu negócio e conduzimos ele até tornar-se seu cliente, aparece a grande estrela do inbound marketing: o conteúdo.

É por meio de materiais relevantes que suas personas serão educadas, vão entender mais sobre seus produtos e serviços e, assim, ficarão mais preparadas para comprarem de você.

A jornada de compra já é digital

Vamos lá: pense nos primeiros passos que você dá quando precisa comprar algum produto ou serviço. É bem possível que partes desse processo passem pela internet: procuramos para que serve, como usar, valores, o que as outras pessoas estão falando sobre etc. Então, por que os clientes da sua empresa fariam diferente? Com o inbound marketing seus potenciais consumidores encontram a sua marca exatamente onde procuram e no momento em que precisam dela.

Estratégia que funciona

Esqueça por um momento aquele jeito tradicional de fazer marketing com outdoors, panfletagem, malas diretas, participação em feiras – e muito investimento envolvido. Ao contrário dessas ações baseadas em comprar o interesse das pessoas sem dar tanta importância para a real necessidade delas, o conceito trabalhado pelo inbound marketing é justamente o oposto: conquistar a atenção do público de forma espontânea. Estamos falando de uma estratégia de sucesso comprovada por números.

Entregue o que realmente importa

Acredite, seu cliente pode até se interessar pela especificações técnicas do seu produto ou serviço, mas não é só isso que ele precisa saber. O que realmente importa para ele é se a sua solução vai ajudá-lo a resolver um problema. Por isso, chega de criar conteúdos que falem só sobre a sua empresa. O marketing de conteúdo é um dos principais motores do inbound marketing e é por meio de materiais que gerem valor que seu cliente chegará até você. Aí, sai na frente a empresa que tiver o que mostrar.

Mas será que serve para a minha empresa?

Sua empresa precisa atrair mais interessados pelos seus produtos e serviços? Quer aumentar a visibilidade do seu negócio? Atrair clientes em potencial? Otimizar processos de venda? Gerar mais oportunidades de negócio e vender mais são desafios? O custo de aquisição dos clientes anda muito alto? Precisa gerar conteúdos que façam a diferença para a sua persona? Ainda que nenhum desses sejam pontos críticos para você, é difícil encontrar um empresário que não queira melhorar esses números. Então, a resposta é sim! O inbound marketing com certeza contribuirá muito para o sucesso da sua empresa. Não existe contra-indicação. A metodologia se aplica tanto a organizações B2C quanto B2B.

 

Acelere o marketing e os resultados

Uma das grandes vantagens de fazer inbound marketing é a possibilidade medir tudo. As métricas podem ser acompanhadas com frequência e você não precisa mais planejar suas ações no escuro. Está vendo que aquele banner do site não está dando muito resultado? É só trocar! Sua empresa pode testar estratégias de forma rápida e dinâmica e não precisa mais perder tempo tendo que esperar terminar todo o estoque de material impresso antes de mudar a comunicação. Para que tudo isso funcione, você precisa das ferramentas certas, como softwares de automação que garantem agilidade e inteligência sobre sua base de contatos.

Amplie seus resultados
com soluções completas
Saiba mais: