Sabia que investir em inbound marketing não serve apenas para otimizar o trabalho do marketing e torná-lo mais efetivo? Uma das principais vantagens dessa estratégia está em sua eficácia na geração de leads qualificados para o setor de vendas, trazendo potenciais clientes com muito mais chances de fechar negócio do que quem chega desavisadamente até sua empresa.

Isso sem contar que ele ainda contribui para a redução de investimentos, tornando sua empresa cada vez mais eficiente e lucrativa. Quer saber como vender com inbound marketing pode ser muito mais interessante do que vender com mídia paga? Então acompanhe agora mesmo nosso post de hoje:

Constância no fluxo de leads qualificados

Um dos objetivos dessa estratégia é atrair leads para seu funil de vendas, certo? À medida que esses leads são nutridos pelo marketing com conteúdo de qualidade, passam a conhecer melhor seu negócio, seus produtos e serviços, tornando-se mais e mais qualificados para a conversão. Por ser uma estratégia escalável, o inbound trabalha com centenas ou até milhares de leads ao mesmo tempo, o que gera um fluxo constante de potenciais clientes preparados para um contato de venda. Os leads que ainda não estão prontos para a compra continuam sendo nutridos pelo marketing, enquanto quem já indicou algum tipo de decisão é abordado pelo time de vendas. Essa dinâmica significa que nenhuma oportunidade de conversão se perde pelo caminho!

Maior produtividade do time de vendas

Como hoje em dia a maior parte da jornada do cliente é feita antes dele sequer chegar até um vendedor, uma proporcional fatia do caminho pode ser trabalhada com estratégias de inbound marketing. A partir daí entra em jogo o inbound sales, ou seja, a atuação estratégica do time de vendas para abordar rapidamente os leads qualificados e dar continuidade ao trabalho do marketing, conduzindo o lead para a conversão. Além de tornar o time de vendas mais produtivo e ágil na abordagem de clientes, o inbound sales também contribui para a redução de custos operacionais, uma vez que seu time de vendas não precisa mais estar em campo o tempo todo. Com leads conscientes sobre suas soluções, as reuniões e visitas que antes eram cruciais se tornam acessórias. Assim, o setor de vendas fica baseado na empresa, focado em vender através dess estratégia!

Redução de custos de aquisição

Uma vez que o setor de vendas normalmente está focado em metas e resultados financeiros, quanto menores forem o Custo de Aquisição de Leads (CAL) e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), maior será a rentabilidade da empresa e mais facilmente as metas serão alcançadas. E o inbound contribui diretamente para a redução dessas duas taxas, já que se utiliza de estratégias de atração que dispensam a mídia paga. Outro fator que impacta positivamente nos resultados de vendas é a escalabilidade das estratégias dessa metodologia. Com o mesmo orçamento você atinge um número ilimitado de potenciais clientes, diminuindo os custos com marketing e aumentando a lucratividade do negócio.

Agilidade no fechamento de negócios

O ciclo de vendas nada mais é que o tempo que se leva entre atrair um lead e transformá-lo em cliente. Se no inbound você consegue identificar em qual estágio do funil de vendas seu lead está, podendo acelerar o processo de decisão com conteúdos especializados, isso significa que o lead tomará a decisão de compra em menos tempo, encurtando seu ciclo de venda e gerando maior fluxo de caixa para a empresa.

Estímulo à fidelização dos clientes

Mais importante que ter um poderoso motor de geração de clientes é ter toda uma engrenagem que mantenha os consumidores já convertidos comprando por mais tempo, não concorda? E nisso o inbound marketing também pode ajudar! Uma vez convertido, o cliente precisa ser estimulado a manter o relacionamento com a empresa, seja por meio de conteúdos específicos que o ensinem a tirar maior proveito das soluções adquiridas, seja na complementação dos produtos e serviços comprados ou, ainda, na manutenção das informações sobre o mercado. O importante é continuar gerando valor para o cliente para conseguir vender mais e mais vezes, estimulando a fidelização.

Viu só como o inbound é uma estratégia que tem muito a contribuir para resultados cada vez melhores para qualquer empresa? Então que tal continuar explorando as potencialidades do inbound marketing no nosso blog? E não se esqueça de comentar aqui para nos contar sobre suas experiências e opiniões, ok? Participe!