Que a educação é a base para a construção e o desenvolvimento de uma sociedade de sucesso, todos nós já sabemos. Sabemos também que o inbound marketing é uma ferramenta de transformação, na qual se busca conquistar o interesse das pessoas e não simplesmente induzi-las a comprar. Pensando nessas duas sentenças e no grau de importância de ambas, é que surgiu ideia de agregar à educação ferramentas do inbound marketing.

Você precisa ter em mente que é necessário atrair a atenção do possível aluno, transformando-o de mero visitante a lead, que, por sua vez, se transformará em cliente e por fim, em um divulgador do seu negócio. Neste post você vai entender a importância e relevância do inbound marketing nas escolas, com 8 dicas para não perder nenhum aluno. Confira!

1. Saber usar o poder do inbound marketing

O marketing digital tem uma função altamente relevante e produz ótimos resultados para as empresas que utilizam suas ferramentas. Elas vão permitir que você tenha marketing de qualidade e conquiste o interesse real das pessoas pelo seu produto ou serviço.

Quando se tem conhecimento a respeito das ferramentas disponíveis e da forma como é possível trabalhar com elas, você alcança melhores resultados, atingindo maior número de pessoas. Se você souber trabalhar com o inbound marketing nas escolas, certamente vai alcançar resultados que podem ultrapassar suas expectativas.

2. Conhecer a situação do mercado

É sabido que a atual situação econômica do Brasil não é das melhores, e o fato de estarmos passando por uma crise política gera reflexos em inúmeros segmentos de mercado. Nesse sentido, é muito importante que você conheça a situação do mercado no qual você trabalha. Felizmente, o setor da educação não tem sofrido muito com a crise.

As pessoas continuam buscando conhecimento e investindo na área. O setor educacional oferece a segurança necessária para que você possa enfrentar a crise econômica, superando as dificuldades atuais.

3. Ter e ser o diferencial

Para se destacar é necessário fazer diferença. Por isso, você deve buscar desenvolver ações que o destaquem das atuais escolas de concorrência no mercado.

Busque atuar sempre na mesma linha, sendo coerente em suas ações. Além disso, alinhe suas estratégias de comunicação e use as ferramentas online disponíveis para que possa atingir o maior número possível de alunos.

4. Transmitir uma mensagem

A sua empresa precisa ter uma imagem bem definida e uma mensagem objetiva. Os alunos precisam entendê-la e se identificar com ela. Esse é um passo muito importante para conquistar o interesse do aluno.

Transmita a ele quais são seus pontos fortes e mostre porque a escola é uma instituição de qualidade. Deixe claro quais são as perspectivas profissionais no futuro.

Ter uma mensagem clara e transmiti-la é um dos pilares do inbound marketing.

5. Fazer um planejamento

Sem planejamento fica quase impossível alcançar bons resultados em inbound marketing nas escolas. Isso porque as mudanças, nesse setor, ocorrem muito rápido. Há início de turmas, cancelamento de matrículas, rematrículas, novas turmas etc.

Em razão dessa flexibilidade e da grande movimentação nas escolas, é muito importante planejar linhas específicas de marketing, segmentando as estratégias e permitindo que se possa focar com clareza em determinados projetos. Sem planejamento é impossível entender o negócio e alcançar os resultados pretendidos.

6. Segmentar e mensurar

Uma escola possui inúmeros perfis de alunos, com interesses e objetivos que podem ser completamente diferentes. Por isso, é necessário segmentar categorias, direcionando estratégias de inbound marketing para grupos específicos, evitando assim que haja desperdício de tempo e de investimento em marketing direcionado a públicos errados.

Com essa segmentação, torna-se necessário mensurar dados. A mensuração pode ser uma tarefa muito difícil, mas é por meio dela que você vai conseguir montar as melhores estratégias de marketing para determinados segmentos. Segmentação e mensuração são aspectos essenciais do inbound marketing nas escolas.

7. Produzir conteúdo de qualidade

Ninguém consegue sobreviver no meio digital de hoje se não produzir conteúdos de qualidade. O material que você desenvolve deve ser relevante para o seu público-alvo.

É o conteúdo que você desenvolve que vai determinar o grau de interesse do seu público com relação ao seu serviço. Por isso, é necessário manter o material sempre atualizado, acessível e bem estruturado.

É preciso trabalhar desde a concepção do título dos seus artigos, até a aplicação de técnicas de SEO e produção de conteúdo. Essas ferramentas são muito importantes na criação de materiais atrativos que gerem interesse nos leitores.

Busque profissionais qualificados em inbound marketing que possam auxiliar no planejamento e desenvolvimento de estratégias para criação e divulgação de conteúdos de qualidade.

8. Manter o vínculo

Não basta conquistar um aluno apenas pelo período em que ele está estudando em sua escola. Você precisa conquistá-lo a ponto de manter o vínculo mesmo após o término da relação contratual.

O aluno, além de ser um excelente “vendedor” do seu produto, já que é o exemplo real de uma história vinculada à sua escola, pode voltar a ser seu aluno em outras situações. Em razão disso, as estratégias de inbound marketing nas escolas trabalham no sentido de fidelizar e manter o vínculo entre a instituição de ensino e seus atuais e também antigos alunos.

O atual cenário de tecnologia, rapidez e necessidade de informações relevantes e de qualidade está diretamente relacionado ao inbound marketing nas escolas. Os alunos estão sempre atualizados, buscando conhecimento e conteúdos relevantes. Saber manter o contato adequado, relevante e pertinente permite que você alcance cada vez mais novos alunos e não deixe de perder o contato com os antigos.

Planeje, otimize, estude e aplique o inbound marketing nas escolas. Você perceberá como o esforço para captar alunos trará resultados reais. Além disso, mais oportunidades vão surgir, pois o seu time de vendedores terá maior controle e segurança sobre os leads gerados, podendo transformá-los em clientes.

Gostou do post de hoje? Quer saber mais sobre a relação entre inbound marketing e inbound sales? Leia nosso post e informe-se sobre as melhores práticas na área do marketing digital! Até a próxima!