Quando se fala em marketing para quem não tem um conhecimento tão aprofundado sobre o assunto, a impressão que fica é que se trata de uma atividade simples, que tem como objetivo convencer pessoas a comprarem determinados produtos. Certo? Errado! Quando analisamos mais a fundo o assunto, logo percebemos que o marketing é subdividido em uma série de conceitos diferentes, cada um destinado a finalidades específicas. E uma dessas ramificações é chamada de inbound marketing.

O inbound marketing consiste num conjunto de técnicas que visa conquistar o interesse das pessoas, fazendo com que potenciais clientes encontrem sua marca, produto ou serviço e procurem por sua empresa. Mas você deve estar aí se perguntando: o que isso tem a ver com educação? Pois a resposta é simples e direta: tudo! Curioso para entender mais? Então acompanhe:

Captação e retenção de alunos

Já que toda instituição de ensino precisa de alunos para continuar com suas atividades a todo vapor, mais do que simplesmente conquistá-los é preciso buscar a retenção. E isso se torna possível com o inbound marketing na educação, otimizando seu processo de captação de alunos de tal forma que conseguirá atingir ambos os objetivos.

Isso porque, com uma campanha sólida de anúncios direcionados a um público-alvo corretamente segmentado, a tendência é que sua instituição de ensino alcance justamente aqueles que estão em busca de seu serviço, que têm o perfil ideal para seu projeto educacional. Acredite: com uma estratégia de conteúdo direcionada, a tendência é que sua mensagem encontre as pessoas certas.

Monitoramento de campanha

O que seus alunos estão falando a respeito de sua instituição de ensino nos sites, blogs e nas redes sociais? Você já pensou no quanto isso pode ser importante para a imagem da sua escola? Saber se está sendo bem ou mal avaliado em ambientes onde se encontram potenciais clientes é fundamental nos dias de hoje!

Com esse tipo de diagnóstico em mãos você pode tomar as medidas cabíveis para reestruturar sua estratégia de comunicação nos ambientes on-line ou até mesmo alterar o que quer que seja que está dando errado dentro de sua escola.

A dica nesse caso é identificar menções feitas em relação a seu empreendimento para analisá-las com o devido cuidado e tomar providências. E é aí que entra o inbound marketing na educação. Esse tipo de ação pode ser feita a partir de ferramentas de monitoramento de marca nas diferentes mídias sociais, com sua equipe de marketing armazenando os dados coletados e trabalhando em cima de diagnósticos precisos sobre a presença da instituição nas mídias on-line.

Avaliação de concorrência e mercado

O inbound marketing permite que se faça investimentos controlados em campanhas, da mesma forma que oferece meios para acompanhar a evolução de cada etapa do processo a partir de métricas eficientes. Assim é possível verificar a atuação de instituições concorrentes à sua, o que pode se tornar um grande diferencial, uma vez que você terá dados concretos para avaliar se seu projeto está no rumo certo ou se é preciso se readequar ao mercado.

Tenha em mente que com uma estratégia bem desenvolvida, sua instituição de ensino tende a ocupar um espaço no mundo virtual, entretanto, é preciso planejamento para que seus esforços não direcionem seu negócio a um espaço que já está ocupado por outras empresas.

Assim, o recomendado é trabalhar com pesquisas de mercado para encontrar o lugar certo e divulgar seus serviços. Para tanto, conte com essa estratégia! Os resultados serão nítidos.

Agora nos conte se já havia feito esse link entre o inbound marketing e a educação! Em que outros pontos de convergência você consegue pensar? Comente aqui e compartilhe suas impressões conosco!