O estilo do público e o tipo de conteúdo que pode ser produzido colocam as instituições de ensino numa situação confortável, mas ao mesmo tempo competitiva! A facilidade para produzir materiais de atração e a baixa objeção por parte do público aumentam a disputa pelo cadastro e futura matrícula de candidatos. Portanto, pra esclarecer um pouco como usar o Inbound a seu favor, vamos tentar simular uma campanha inteira de captação de alunos.

Vamos exemplificar uma estratégia de inbound marketing para que possa ter uma ideia de como poderia aplicá-la numa instituição de ensino.

Conhecendo seu público-alvo

É necessário fazer uma análise do mercado para conhecer o público-alvo e quais são suas ansiedades e desejos. Este é o primeiro passo para descobrir como atrair alunos para sua instituição. Depois de fazer uma pesquisa, você pode descobrir que a maioria dos futuros candidatos está preocupada com o mercado de trabalho (no caso de uma faculdade); ou então que a maior objeção dos pais é em relação ao preço da mensalidade.

Com este estudo é possível pensar em quais materiais você poderá produzir desde a atração até a inscrição dos candidatos. Normalmente a trajetória do público é dividida em três estágios: atração, conquista e conversão. E seu objetivo é fazer com que seus clientes sejam guiados do início ao fim do processo.

Antes de iniciar defina quais serão as ferramentas, setores e pessoas responsáveis pela execução e monitoramento de todo o projeto.

Utilizando técnicas de atração

Uma vez que sabe para quem irá produzir seus materiais, confira três técnicas de atração que com certeza serão úteis para o seu negócio:

Blog

Produzir uma série de postagens com dicas para alunos de “primeira viagem” ou guias para escolha de carreira profissional são alguns dos exemplos que poderia produzir como forma de atração de possíveis alunos.

Campanhas de Google Adwords

Uma excelente dica para complementar e indicar o conteúdo de seu blog é desenvolver campanhas de Google Adwords que, entre outras coisas, é eficiente para capturar pessoas quando estão pesquisando sobre instituições de ensino.

Capturando candidatos em potencial

Depois que tiverem o primeiro contato com sua marca é preciso oferecer materiais e tentar encantar seu público. Neste momento, você elimina objeções e descobre quais são os seus potenciais alunos. Produzir e-books, realizar palestras, apresentar casos de sucesso de ex-alunos são exemplos que podem e devem ser explorados neste momento.

Newsletter

Incentivar o cadastro na sua base de e-mails para receber dicas exclusivas e conteúdo de qualidade não pode faltar na sua estratégia. E-mail marketing é a melhor forma de conectar com os seus possíveis alunos, informando sobre novidades, inscrições e dicas sobre os cursos.

Aumentando sua taxa de conversão

Se a estratégia de sua campanha estiver funcionando, está no momento de arrematar e finalizar o seu processo de captação de alunos. Neste momento, é necessário saber ofertar o seu curso e torná-lo o mais interessante possível. De acordo com o perfil de seu público-alvo, apresente bons argumentos, que coloquem sua instituição de ensino no topo das preferências de sua audiência.

Mensurando

Como dito no início, a própria facilidade para produzir conteúdo torna este um mercado competitivo, sendo recomendado procurar uma agência de inbound marketing  na maioria das vezes. De qualquer forma, todo este processo pode ser monitorado, portanto, você pode avaliar toda a campanha de inbound marketing da instituição de ensino. Desta forma, tem um controle total para saber onde está indo bem e onde pode estar pecando na sua estratégia.

O inbound marketing pode ajudar na captação de alunos através de uma série de táticas e ferramentas que auxiliam qualquer tipo de instituição de ensino.

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