Assim como em outros segmentos, o Inbound Marketing em TI é uma excelente estratégia para conseguir alternativas para seu negócio ser mais competitivo. Com ele, seus processos internos e ações de marketing se tornam muito mais precisos, evitando gastos desnecessários.

Essa estratégia funciona muito bem, uma vez que é possível ouvir e aprender com seus clientes, além de melhorar sua comunicação com eles.

Pensando nisso, no post de hoje mostraremos por que as empresas de tecnologia devem investir em Inbound Marketing e como o inbound marketing pode ajudar a melhorar a imagem delas. Vamos lá?

Inbound Marketing em TI

O principal objetivo do Inbound Marketing é produzir conteúdo de qualidade, com custos menores, e alto poder de persuasão para atrair clientes. Mas vamos focar apenas na questão da competição de mercado e mostrar como esta estratégia pode te beneficiar neste sentido.

A seguir, confira 3 tipos de imagem que uma empresa de tecnologia pode transmitir (para seus concorrentes e clientes):

# Tecnológica

Com estratégias de Inbound Marketing você consegue transmitir uma imagem de empresa antenada e altamente conectada com as principais tecnologias disponíveis no mercado. Assim, passa a ideia de que todas as suas soluções, ou a maior parte delas, são produzidas dessa forma.

# Inovadora

O Inbound Marketing te ajuda a transmitir uma imagem de empresa que está sempre inovando, uma vez que cria novos meios e oportunidades de oferecer seus produtos para os clientes e, também, para atender os seus parceiros. Ótimo para empresas que precisam de uma imagem ligada ao futuro e de constante inovação.

# Sustentável

A sustentabilidade já é uma prioridade dentro de empresas de tecnologia, que precisam passar uma imagem de “empresa verde”. Por isso, essas empresas têm buscado, cada vez mais, novas formas de oferecer soluções sustentáveis. Esse tem sido um dos diferenciais mais almejados pelas empresas de TI e esse diferencial pode aparecer nos conteúdos divulgados pela empresa

Esses 3 exemplos já deixam clara a forma como uma empresa de tecnologia pode — e deve! — tirar proveito das estratégias de Inbound Marketing. Com isso, precisamos entender agora como esse processo acontece.

Marketing de Conteúdo

Com estratégias de marketing de conteúdo, uma empresa de tecnologia pode produzir materiais ricos e trazer mais confiança para sua marca, além de credibilidade para seus produtos. Entre os tipos de conteúdos temos: blogs, newsletters, e-books, guias (ferramentas ou tópicos), minicursos, checklists, planilhas, calculadoras, entre outros.

Com esse trabalho, é possível ter ainda um alinhamento entre a equipe de marketing, que fará o trabalho de atração de prospects, e a de vendas, que saberá o momento certo de entrar em contato, para fazer sua oferta.

Venda mais!

Dispondo desse tipo de material, empresas de tecnologia podem aproveitar para vender mais. O foco das estratégias de Inbound Marketing é traçar um caminho a ser percorrido por seus clientes, desde o primeiro contato com sua empresa até a realização da compra em si.

Com toda a impulsão que sua marca receberá com a ajuda desse trabalho, certamente um dos resultados será a obtenção de ótimos números de vendas.

Mensuração

O poder de mensurar os resultados com o Inbound Marketing em TI também deve ser mencionado. Com esse tipo de estratégia, você pode acompanhar e avaliar o desempenho em todas as etapas. É possível verificar, por exemplo, como está a atração de novos leads, a captura de e-mails e a efetividade da oferta de seus produtos. Essas informações são essenciais para que se possa fazer eventuais ajustes e melhorar seus resultados.

Podemos concluir, portanto, que o Inbound Marketing em TI traz consigo as melhores ferramentas para fortalecer uma marca, atrair audiência e ainda melhorar os resultados das vendas.

E você, utiliza estratégias de Inbound Marketing em seu negócio? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências conosco!