A gente ouve falar tanto no poder do Inbound Marketing que ele parece realmente muito atrativo, mas ainda resta uma pergunta muito importante a ser respondida: quanto tempo leva para os resultados aparecerem? Afinal, todo mundo tem prazos a cumprir, não é mesmo?

Veja tudo sobre o assunto!

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é o oposto do chamado marketing tradicional, ou Outbound Marketing. E antes de explicarmos o Inbound, precisamos falar um pouquinho dele.

O Outbound Marketing é a metodologia dominante até a era digital. Basicamente, ela prescindia de um número muito grande de anúncios sendo propagados para o público, como propaganda de TV, outdoors, flyers, mala direta, entre outros. Resumidamente, as empresas iam atrás dos prospects. A grande desvantagem desse método é que havia um custo muito grande para atingir o público-alvo, era difícil de mensurar resultados, além de ser uma forma invasiva de abordar o público.

Com a era digital, a metodologia Inbound Marketing despontou como a maneira mais eficaz de adquirir leads e novos clientes. E isso aconteceu porque os consumidores mudaram. Antes eles quase não tinham acesso a informação e agora eles pesquisam muito na internet para tomar alguma decisão, seja ela pessoal ou de compra.

Ficou claro, portanto, que há uma grande demanda por conteúdo, e que é ele quem norteia todas as ações digitais das pessoas, incluindo as de consumo. Um comprador quando chega ao time de vendas não quer ouvir o que o produto faz. Ele já sabe, pois ele pesquisou!

Por isso as empresas se esforçam tanto em criar conteúdo: para captar esses potenciais clientes e encaminhá-los a um Funil de Vendas, que termina na conversão de lead para cliente.

E é por isso que o Inbound Marketing é a melhor metodologia atual: ele se alinha ao comportamento de consumo das pessoas. Então, se a sua empresa não quer ficar para trás nesse mundo cada vez mais competitivo, é preciso implementá-la. Mas também precisa de paciência, pois ela começa a apresentar resultados em médio e longo prazo.

Por que os resultados vêm em médio e longo prazo?

Como você deve ter notado, o Inbound Marketing não é tão simples quanto chegar e oferecer um produto, pois se baseia em princípios muito mais complicados de aplicar — e que não dependem só da empresa — , como entender os gostos e necessidades do cliente e estabelecer uma relação de confiança com ele.

Já no Inbound Marketing é preciso conquistar a confiança do público-alvo, boa reputação, posicionamento e lembrança de marca. Ele transformará a sua empresa em uma autoridade no assunto relativo ao seu nicho. E boa reputação é algo que demora tempo para construir.

Além disso, é preciso lançar mão de um plano de marketing sólido, porém flexível, que oriente todos os canais e ações digitais para alcançar os objetivos. Estruturar toda esta estratégia demanda tempo, bem como implementá-la, fazer os ajustes necessários e, principalmente, conquistar audiência.

A má notícia é que os resultados em curto prazo são desanimadores. A boa notícia é que assim que a sua estratégia começa a dar certo, os resultados tornam-se cada vez mais rápidos.

Imagine que em 5 meses você tenha adquirido 20 leads. No sexto mês você adquire 40, no sétimo 200, no oitavo 500… Ou seja, o sucesso impulsiona os resultados, diminuindo os custos das ações e aumentando as vendas. E a sua empresa está consolidada e bem alicerçada no mercado.

O que fazer para ter resultados mais rápidos?

O fato de as estratégias Inbound demorarem um pouco mais para apresentarem resultados sólidos não devem te desanimar de investir nela, pois quando eles vêm realmente mostram que o esforço vale a pena.

E é claro que para a empresa se sustentar, ela precisa gerar receita não é mesmo? Há caminhos alternativos que trazem receita a curto prazo, desde que já haja alguma ação Inbound em execução. Mas lembre-se: essas alternativas têm efeito apenas a curto prazo. Sem uma estratégia sólida, seus resultados tendem a estagnar e a diminuir.

Vendas diretas

Usar uma abordagem direta, também chamada de Outbound, é a forma mais antiga de vender produtos e serviços, e continua a ser usada em empresas de todos os tipos e tamanhos. Por quê? Porque continua funcionando muito bem, obrigado! A conversão não é tão alta quanto no Inbound, mas se bem estruturada pode trazer resultados rápidos.

Mídia paga

Os anúncios do Google e outros sites de pesquisa são uma alternativa bastante válida, já que servem tanto para conseguir resultados mais rápidos quanto para acelerar o andamento do processo de Inbound que a sua empresa realiza.

Outra excelente alternativa para quem deseja resultados rápidos são os anúncios em redes sociais. Elas podem ter dois excelentes objetivos, trazer tráfego para o conteúdo do site (impulsionando o SEO) e para vendas diretas.

As redes sociais se tornaram fontes valiosas de negócios, e cada vez mais apresentam soluções para marcas que desejam se aproveitar das enormes bases de usuários. A principal delas é o uso de anúncios, que, muitas vezes, permitem a utilização de formatos inovadores e segmentação poderosa do público-alvo.

Parcerias, feiras e eventos

Parcerias, feiras e eventos apresentam grandes oportunidades de fechar negócios sem demora, ganhar a atenção de possíveis clientes e se destacar dos concorrentes. Estude as melhores opções para a sua marca e considere juntar forças com outras empresas, ou mesmo apoiar e patrocinar eventos que já estejam programados para acontecer.

Além dos eventos físicos participe de eventos onlines. Entrevistas em canais populares, menções a blogs de grande tráfego, aulas, webinars, entre outros. Dê presentes aos youtubers mais influentes de seu público. Tudo isso atraíra olhares e potenciais compradores para o seu negócio.

Promoções irresistíveis

Trata-se de uma tática que deve ser usada com cuidado, afinal, o preço pode afetar a maneira como seu cliente enxerga o valor dos seus produtos e serviços. No entanto, ter alguns pequenos serviços a preços bem baratos ou até mesmo de graça pode ser uma excelente maneira de criar vínculos com seus potenciais clientes.

Além disso, há empresas que chegam até mesmo a ter prejuízo com determinados clientes de valor a fim de mantê-lo, pois geram um ticket médio mensal alto. Para empresas B2C, brindes, descontos, ofertas relâmpagos exclusivas para quem segue a página e os demais canais sociais não apenas vai alavancar as vendas como ainda gerar seguidores engajados. E isso irá impactar positivamente a estratégia Inbound Marketing.

Outbound marketing

Apesar de não ser a melhor metodologia, ela ainda é muito válida principalmente para quem precisa de resultados rápidos. No entanto, fazemos uma ressalva – para ela ser verdadeiramente eficaz será necessário investir alto. Há uma linha muito tênue entre o outbound e o spam: jamais a cruze!

Propaganda invasiva e SPAM trará má reputação a sua empresa, comprometendo inclusive os resultados a longo prazo. Não bombardeio as pessoas com propagandas on-line, muito menos envie e-mails para quem não solicitou. Você não apenas diminui valor perante os compradores, mas também pode perder posicionamento no Google e demais meios digitais.

Pode parecer difícil trabalhar uma estratégia de médio a longo prazo quando as exigências e prazos exigem resultados imediatos. Mas uma coisa não impede a outra, e você só tem a ganhar por investir em um planejamento sério de Inbound. Enquanto isso, as táticas mais imediatas que apontamos serão suficientes para manter o negócio saudável.

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