Adotar o inbound marketing para conquistar resultados mais expressivos na sua empresa já é estar um passo a frente da concorrência. Mas é preciso tomar cuidado: há quem pense que o inbound marketing se resume a produzir conteúdos quaisquer, mas fazer isso sem objetivos e um planejamento estratégico consistente não te levará a lugar algum.

Não importa o tamanho da sua empresa, do seu orçamento ou a quantidade de ações que você vai realizar, ter um cronograma para organizar o trabalho é fundamental para alcançar o sucesso e não ficar perdido no meio do caminho sem saber qual o próximo passo ou se as ações desenvolvidas estão sendo eficientes.

Confira nossas dicas de como elaborar um cronograma eficiente:

Objetivos e metas com o inbound marketing

Esse é o primeiro passo para qualquer ação que você resolva fazer na sua empresa, e no marketing não seria diferente. Só sabemos aonde queremos chegar quando temos objetivos bem definidos.

Seja racional nesses momento e estabeleça metas alcançáveis. Não tente um passo muito grande num primeiro momento, ainda mais se você não tem experiência. Veja qual foi sua evolução no primeiro mês e vá tentando bater sua própria meta de um mês para o outro.

Métricas e mensuração de resultados

Na internet, praticamente todas as suas ações de inbound marketing podem ser mensuradas e avaliadas. Use isso a seu favor e faça o acompanhamento das suas campanhas de perto.

O Google Analytics é a principal ferramenta para medir resultados e conhecer melhor o comportamento que o usuário tem no seu site, então use isso para construir novos caminhos e melhorar os cronogramas dos meses seguintes.

 

Público-alvo e personas

O público-alvo é um conceito comum para quem lida com negócios, mas no inbound marketing, que visa construir uma relação com potenciais clientes, é preciso ir além. Por isso, utilizamos as buyer personas, uma estratégia desenvolvida pelo programador Alan Cooper.

Trata-se de construir um arquétipo do consumidor ideal para o seu negócio, valorizando características pessoais, comportamentais e psicológicas. Pense na persona como um ser único, que possui um trabalho, uma família, um hobby, habilidades, defeitos etc. É com essa pessoa que você deve falar nos seus conteúdos.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo no inbound marketing envolve algumas etapas e predefinições que são importantes. Comece avaliando os seus produtos ou serviços: o que você tem para falar sobre eles que possa ser do interesse do seu público e da sua persona?

Elabore as pautas e defina em quais formatos esses conteúdos serão exibidos, como: artigos de blog, posts em redes sociais, vídeos, entrevistas, estudos de caso, infográficos, e-books, entre outros.

Calendário editorial

Esse calendário deve ser visto de forma estratégica, e não apenas colocar nas datas o que será publicado. É preciso amarrar os conteúdos do blog e das redes sociais com o que será enviado por e-mail marketing ou outros canais utilizados.

O calendário deve cuidar para que não fique um período longo sem postagens ou que em um único dia todo o seu arquivo seja colocado no ar. Inclua datas comemorativas, aniversário da empresa, lançamentos de produtos e inícios de promoções, por exemplo.

Funções e responsabilidades

Tenha bem definidas as funções de cada membro da sua equipe. O inbound marketing é um trabalho que necessita de um conjunto de ações para que dê certo, e se alguém estiver responsável por colocar um conteúdo num blog, por exemplo, e outra pessoa disparar um e-mail marketing sobre esse artigo que não foi publicado ainda, você terá sua ação totalmente quebrada.

O inbound marketing pode trazer resultados bastante expressivos para sua empresa, mas é preciso organização. Ficou mais claro agora? Deixe um comentário no post com suas dúvidas e opiniões!