Muitas empresas ainda resistem à necessidade de investir em uma solução de Inbound Marketing. E isso acontece por vários motivos. O mais comum é a dúvida sobre a efetividade (ou não) dessa ferramenta estratégica. Entretanto, o custo-benefício dessa solução é bem atrativo e trabalhar com Inbound Marketing pode trazer resultados muito positivos, incluindo aumento dos lucros.

Para que você saiba mais sobre a conveniência que o Inbound Marketing pode trazer ao seu orçamento do seu negócio, preparamos este post com informações sobre o que é e quais as principais vantagens desse segmento do marketing. Confira.

Entenda o que é o Inbound Marketing

Pode-se separar o marketing entre o “velho marketing” (chamado de Outbound Marketing) e o “novo marketing” (o Inbound Marketing).

Embora ainda seja praticado por algumas empresas atualmente, o primeiro modelo hoje já não é mais eficiente, pois tem como principal característica a ação de “empurrar” os produtos e serviços para os consumidores, sem esquematizar necessariamente a relação desses com a marca. Basicamente, a clientela recebe anúncios e avisos desses produtos em um movimento unilateral: da empresa anunciante para consumidor.

Já no Inbound Marketing, as estratégias estão focadas no esforço para fisgar a atenção do cliente e despertar o seu interesse por determinado produto ou serviço, fazendo com que ele, antes de comprar, entenda as vantagens implícitas dessa aquisição ou contratação. Esse processo de “educação” do cliente ocorre em um movimento que usualmente começa pela busca do cliente. O exemplo provavelmente mais próximo da nossa realidade está no uso dos mecanismos de busca de internet, como o Google.

A partir daí, o Inbound Marketing passa a usar táticas de atração baseadas na geração de conteúdos relevantes para públicos pré-determinados. A ideia é levar os usuários a buscar sempre mais e mais informações sobre determinado assunto até chegar aos produtos e serviços oferecidos.

Veja porque a estratégia funciona

O consumidor mudou. Hoje, as pessoas procuram resolver seus problemas adotando a melhor solução disponível. A lógica da estratégia de Inbound Marketing é fazer o usuário se identificar com uma situação ou cenário e, a partir daí, mostrar que ele tem um problema. Na sequência, apresenta a melhor solução para esse problema: os produtos e serviços de sua empresa.

Por exemplo, se precisa de um carro, em vez de aceitar a primeira oferta que aparece, o consumidor hoje prefere pesquisar e escolher a marca e o modelo que, considerando sua realidade, atendem melhor as suas demandas.

E mais: no Inbound, em vez de oferecer o veículo logo de cara, você convida o potencial cliente a conhecer, aos poucos, determinado problema relacionado ao comércio de veículos. Depois, a empresa continua gerando conteúdo, levando o usuário a se aprofundar na temática até se decidir efetivamente pela compra.

Use o Inbound Marketing para gerar leads

A geração de leads é o melhor exemplo de que o Inbound Marketing é uma ótima estratégia para ajudar no orçamento da empresa. Com táticas de atração bem definidas e uma Landing Page matadora, você poderá conseguir leads mais qualificados. Ou seja, atrairá pessoas mais interessadas especificamente nos seus conteúdos.

Os leads são representados pelos clientes em potencial. Para aumentar as vendas, você precisará continuar investindo no relacionamento com esse público, a fim de que o interesse comece a se transformar em desejo real de aquisição. Veja que, após acessar uma série de conteúdos estrategicamente planejados e produzidos, esses usuários estão a um passo da fidelização, o que é ótimo para os negócios. Afinal, se a sua empresa continuar investindo nesse relacionamento, eles continuarão com você!

Além disso, clientes fidelizados acabam atraindo novos compradores por meio de suas indicações. Ou seja, ainda tem a chance de ampliar a sua cartela de consumidores.

E outra vantagem que merece destaque é o baixo custo de investimento do marketing digital em relação ao tradicional, o que amplia ainda mais a margem potencial de lucro.

Percebeu como o Inbound Marketing é uma opção perfeita para quem quer construir um negócio de sucesso? E se é isso o que você quer, comece agora mesmo a pensar nas suas estratégias de atração.

Gostou de nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!