Será mesmo possível aplicar uma estratégia de inbound marketing na minha empresa? Como aplicar inbound marketing no meu negócio? Certamente você já deve ter feito essas perguntas, não é mesmo? Essa é uma dúvida recorrente em empresas de todos os tamanhos e de todos os segmentos, porém com uma única resposta: sim, é possível. Inbound marketing é aplicável e eficiente independentemente do tamanho de sua empresa e da área em que atua, pois os métodos para atração e conversão de leads funcionam se a estratégia e o planejamento forem feitos por meio das etapas corretas e com foco na persona, da mesma forma para todos tipos de negócio.

→ Educação

Inbound marketing tem como objetivo atingir e educar sua persona com conteúdo que a ajude a solucionar seus problemas. Empresas do segmento de educação tem a oportunidade de produzir peças que não façam uma propaganda direta do seu serviço, mas sim de assuntos do interesse do seu candidato. Por exemplo, uma escola de idiomas pode oferecer guias dos países que falam o idioma que ela oferece, apresentar a importância de uma segunda língua no mercado de trabalho. Uma escola de artes pode mostrar as vantagens de se aprender com um profissional, falar sobre a história das artes,
discutir sua utilidade, e por aí vai. Este trabalho estimula sua curiosidade e a paixão do candidato por aquilo que sua empresa tem a oferecer. Assim, ele chega ainda mais esclarecido ao momento da matrícula, com a certeza de ter feito a escolha certa.

→ Como aplicar

Instituições de ensino podem pôr em prática sua estratégia de IM usando ferramentas como blogs, e­books, campanhas de e­mail marketing e anúncios patrocinados em sites de busca, que são indicados principalmente para empresas com urgência de resultados em um espaço de tempo menor. Essas ferramentas são importantes também para manter um relacionamento aquecido com aqueles que, apesar de não terem efetuado a matrícula, demonstraram interesse em seus serviços. Dessa forma, fideliza­se possíveis futuros candidatos. Para saber ainda mais sobre inbound para o segmento de educação, confira “Como funciona o processo de inbound marketing no setor da educação?” e “Inbound Marketing na educação: confira as principais dicas”.

 

→ Produto

Se sua empresa vende algum produto, o inbound marketing tem muito a lhe oferecer. Você sabia que, segundo dados da conScore, cerca de 74% dos brasileiros pesquisam em sites de busca antes de comprar qualquer produto? Logo, empresas que tem um bom posicionamento online, com conteúdo educativo e útil para o usuário, tende a ter a preferência do consumidor. Por isso, fique atento: de acordo com pesquisa “O estado do inbound marketing no Brasil 2015”, a estratégia já é uma realidade
entre as empresas B2C. 41% das empresas B2C já utilizam a estratégias para atrair mais leads e impulsionar as vendas. É inegável o poder que os meios digitais têm de engajar o consumidor, com um custo abaixo dos modelos tradicionais e sua empresa também pode aproveitar essas plataformas para conquistar novos clientes. Por exemplo, uma loja especializada em equipamentos para alpinismo pode dar dicas de como sobreviver no Monte Everest, listar os locais mais incríveis para praticar o esporte, contar a história do alpinismo, como surgiu.

→ Como aplicar

Você pode incrementar as vendas do seu produto com inbound marketing por meio das redes sociais, anúncios patrocinados em sites. Você sabia que, segundo dados da conScore, cerca de 74% dos brasileiros pesquisam em de busca, email marketing, e postagens em blog­ afinal, empresas que blogam tem, em média, 55% mais tráfego em seu site que empresas que não blogam, segundo a HubSpot. Com conteúdo rico, sua empresa mostrará o que tem a oferecer, gerando confiança e engajamento, aproximando­se do seu consumidor. Além de garantir mais vendas, essa aproximação conquista a fidelidade do comprador, que, satisfeito, indicará sua marca.

 

→ Serviços

Você já parou para pensar quantas vezes por dia usa site de busca para pesquisar informações das mais variadas? Nessa hora você quer ganhar tempo encontrando o conteúdo certo não é mesmo? Então, facilite a vida do seu cliente, ofereça a ele o conteúdo que ele precisa. No inbound marketing, criatividade é mais importante que dinheiro para engajar clientes. Por exemplo, uma agência de viagens pode fazer uma série de guias de países alternativos para se conhecer, oferecer um espaço onde o cliente possa escrever suas impressões sobre o país que visitou, roteiros interativos; uma empresa que negocia planos de saúde pode dar dicas de como cuidar melhor da saúde, enumerar exercícios eficientes para prevenção de doenças; assim como uma empresa que trabalha com segurança pode listar motivos para instalar alarmes residenciais sem fio. Além de trabalhar a imagem de sua empresa, elevando­a ao patamar de autoridade no assunto.

→ Como aplicar

Para empresas de todo os tamanhos e de todos os segmentos, postar ativamente em blogs é fundamental para um bom desempenho em sua campanha de inbound marketing. A HubSpot divulgou em pequisa recente que 82% dos profissionais de marketing que blogam percebem um ROI positivo. É importante também que se trabalha em outras plataformas, apostando em email marketing, redes sociais e campanhas patrocinadas em sites de busca.

Apresentamos aqui alguns segmentos e exemplos de aplicação do conteúdo para diferentes tipos de empresas. Dessa forma, o inbound marketing representa uma grande oportunidade para empresas de todos tipos de negócio. É efetivo para empresa de pequeno porte que quer ser competitiva no mercado, assim como é efetivo para grande corporações que pretendem expandir seus horizontes. E sua empresa, já aposta nessa estratégia para gerar melhores resultados? Não perca tempo e nos conte sobre sua experiência!