A área educacional teve um boom nos últimos anos, acirrando a concorrência e trazendo a necessidade de novas estratégias de atração, conversão e fidelização de clientes. Entre elas, está o Inbound Marketing. Mas quando se trata de gerar resultados de curto prazo, como fechamento de turmas ao longo do ano, só o Inbound não dá conta da demanda, pois seu conjunto de ações traz benefícios no médio e longo prazo. Sendo assim, como conciliar Inbound Marketing e campanhas pontuais para maximizar os resultados da sua instituição de ensino? Veja no post!

Links patrocinados para matrículas

Links patrocinados são o investimento mais buscado pelas instituições de ensino durante o período de matrículas, pois permitem que você encontre leads mais qualificados. Mas você não precisa criar campanhas voltadas apenas para as matrículas. Você pode criar e-books esclarecendo as dúvidas dos potenciais alunos em relação a cada curso que você oferece e promovê-los na internet, a fim de iniciar um processo de nutrição de leads. Essa nutrição de leads vai ajudar a encurtar seu ciclo de vendas e com isso trazer mais alunos para sua instituição em menos tempo.

E-mail marketing para recuperação de alunos

Outra ação que você pode desencadear aliando campanhas pontuais com Inbound Marketing é utilizando o e-mail marketing como forma de resgatar ex-alunos. Você pode enviar um e-mail inicial, informando de mudanças na instituição, novos cursos, eventos, etc, e aproveitar para convidar essas pessoas para reestabelecerem os laços com a instituição, abrindo novos canais de comunicação, como um blog de egressos, redes sociais, grupos de discussão, entre outros. Depois que os laços estiverem reestabelecidos, é só transformar esses ex-alunos em novos alunos.

SMS para relacionamento

Muitas vezes esquecido nas estratégias de marketing, o SMS é uma excelente ferramenta de relacionamento com leads e alunos, levando informações rápidas e relevantes em questão de segundos. Você pode, por exemplo, lançar promoções e enviar por SMS para que as pessoas acessem o site da sua instituição e façam uma inscrição, ganhem um bônus para um evento ou simplesmente fiquem a par de algum acontecimento. Ou seja, você pode usá-lo tanto na nutrição de leads quanto na conversão de leads em clientes.

Participação em feiras e eventos para captação de leads

Os eventos acadêmicos e voltados para o universo da educação sempre atraem bons leads. São pessoas envolvidas com o próprio desenvolvimento pessoal e profissional, por isso, têm máximo interesse em manter um bom relacionamento com determinadas instituições de ensino. Ao participar de um evento como expositora, por exemplo, sua instituição de ensino pode oferecer brindes em troca do preenchimento de um formulário com os principais dados dos visitantes, criando uma base qualificada de leads para um posterior relacionamento.

Inbound Marketing, sozinho, pode trazer resultados, mas sempre de longo prazo e nunca tão efetivos quanto se você tivesse uma estratégia de marketing completa. Sendo assim, mantenha sempre o equilíbrio entre suas ações de marketing, combinando-as de forma que elas potencializem seus resultados.

Você tem alguma outra ideia de como conciliar campanhas pontuais e Inbound Marketing? Deixe sua contribuição nos comentários, queremos saber o que você vem fazendo e quais resultados está obtendo!