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Inbound Marketing: 5 argumentos infalíveis para convencer seu gestor a investir!

Você já sabe o que é e como funciona o Inbound Marketing. Já se convenceu de que realmente é uma ótima estratégia e já até tem uma lista de ótimas ideias para aplicar no seu planejamento de comunicação digital para 2015. Mas para aplicar o Inbound Marketing na sua empresa, é preciso convencer sua equipe e, principalmente, seu gestor a investir nesta estratégia. Afinal, sozinho você não vai conseguir ir muito longe.

O desafio, então, está lançado: como fazer o seu gestor comprar suas ideias sobre o Inbound Marketing? Como fazê-lo acreditar que o Inbound é realmente um bom investimento, capaz de gerar ótimos resultados e, mais importante, gerar mais leads e clientes? Esta tarefa pode parecer difícil, mas com os argumentos certos ela fica fácil de alcançar. A seguir nós separamos 5 argumentos infalíveis para você usar com seu líder na hora de aprovar sua estratégia de Inbound Marketing.

 

1) Ignorar os dados é perder dinheiro

Os dados disponíveis hoje são argumentos suficientes para provar para seu chefe que o Inbound Marketing é uma estratégia necessária. As pesquisas apontam que se você não está investindo em Inbound, então você não está gerando leads, está perdendo clientes e, consequentemente, perdendo mais vendas e dinheiro. Mostre estes dados sobre inbound marketing e pergunte para ele: você quer ser a empresa que saiu na frente ou a que ignorou esta realidade?

– 34% de todos os leads gerados em 2013 vieram de estratégias de Inbound Marketing.

– 93% dos processos de compra começam com uma busca online.

– Entre 57% e 70% de uma decisão de compra B2B é definida antes mesmo do consumidor entrar em contado com o fornecedor.

– Empresas B2B que blogam pelo menos 2 vezes por mês geram 70% mais leads do que aquelas que não blogam.

– 80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço ou produto em uma série de artigos do que em um anúncio publicitário.

2) O marketing que você faz hoje (outbound) não é mais tão eficaz

Depois destes dados é óbvio que sua empresa precisa aplicar o Inbound Marketing em sua estratégia. Você já sabe muito bem disso. Os grandes gurus e as grandes publicações de marketing também. Mas seu líder ainda não. Mesmo com tantos argumentos científicos, com tantos dados. O jeito, então, é comparar o que ele faz e acha que ainda dá certo com o que ele poderia estar fazendo. Ou seja, compare o Outbound Marketing com o Inbound.

Comparações são uma ótima forma de levar as pessoas a enxergarem novos caminhos, e elas vão te ajudar a descontruir a ideia na cabeça do seu chefe de que o marketing tradicional (outbound) é a única forma possível e eficaz de comunicação (acredite, ainda tem muitos profissionais que pensam assim). Nós criamos um quadro comparativo para você apresentar para ele. Isso vai ajudar muito a sua argumentação.

 

Inbound X Outbound

Comunicação em via dupla: mais diálogo e interação. Comunicação unilateral.
Os consumidores vão até você através de mecanismos de buscas, redes sociais e conteúdo. A marca invade o espaço do consumidor apresentando anúncios invasivos.
Os profissionais de marketing agregam mais valor pois precisam estar o tempo todo alertas aos resultados e próximos passos. Os profissionais de marketing apenas desenvolvem a estratégia, a aplicam e colhem resultados. A participação é pontual e pouco agregadora.
O conteúdo da mensagem é mais envolvente e engaja mais as pessoas. A mensagem nem sempre é bem-vinda e por isso engaja menos.

 

Instigue seu gestor com a seguinte pergunta após apresentar estes dados: qual dos dois tipos de estratégia você acha que atrai mais os novos consumidores?

3) As grandes empresas já estão praticando o Inbound Marketing (inclusive o seu concorrente)

Não há argumento mais forte para o dono de uma empresa do que colocar o concorrente no meio. Afinal, é justamente com o objetivo de bater a concorrência que ele toma todas as decisões dentro da empresa. Ele quer ganhar mais mercado e isso significa sair sempre na frente.

Então, mostre para ele que as grandes marcas mundiais já estão investindo em Inbound Marketing e colhendo ótimos frutos deste investimento. Colha informações dos concorrentes diretos e mostre como eles estão aplicando o Inbound na comunicação e o que eles alcançaram com isso. Esta pesquisa vai, com certeza, alimentar a vontade do seu chefe de sair na frente e investir nas suas ideias.

Aqui vão alguns dados sobre o investimento mundial em Inbound Marketing para você deixar sua apresentação ainda mais completa:

– Pelo terceiro ano consecutivo, o Inbound Marketing recebeu um aumento de 50% em investimentos.

– 80% das equipes de marketing das maiores empresas do mundo já aplicam o Inbound como estratégia.

– 75% das agências de comunicação estão usando o Inbound Marketing em seus planejamentos de comunicação para seus clientes.

4) O Inbound Marketing é mais barato do que o marketing tradicional

Outro ótimo argumento para seu gestor é aquele que vai resultar em uma economia para a empresa. Afinal, ainda não existe um chefe no mundo que não fique satisfeito em gastar menos dinheiro e ter um resultado melhor. E o Inbound Marketing é comprovadamente uma estratégia mais barata se comparada com o Outbound Marketing. Ao invés de investir grandes quantias de dinheiro em um anúncio na TV, que atrai poucos acessos em seu site, por exemplo, você pode investir em estratégias on-line para gerar mais leads. Você gasta menos e tem mais resultado.

– O Inbound Marketing gasta 62% menos em cada lead gerado do que o marketing tradicional.

– 50% das empresas que investem em Inbound Marketing relatam um custo menor gasto com cada lead.

– Inbound Marketing custa menos que o marketing tradicional. Por exemplo, 44% das malas diretas nunca foram abertas. Isso é esperdício de papel e postagem.

– 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de Inbound Marketing.

5) Dê espaço para seu gestor digerir tanta informação

Pressionar seu gestor a tomar uma decisão importante diminui suas chances de aprovar seu planejamento de Inbound Marketing. Entregue todos estes dados para ele, instigue-o a fazer sua própria pesquisa sobre o assunto, seja com outros funcionários da empresa ou na própria internet, e retome a conversa depois de alguns dias. Ele precisa se sentir tanto parte da escolha de realizar o Inbound Marketing quanto você. Assim você pode contar com um parceiro na hora de aplicar sua estratégia e não um chefe de olho em você, pressionando seu trabalho para dar certo.

Viu quantos argumentos você tem para colocar suas ideias em prática? Apresente-os para seus superiores e depois conte para nós como foi a apresentação aqui nos comentários. E se você tiver algum argumento que não falamos aqui, conta pra gente também!

Sobre o autor: Diego Gomes é co fundador da Rock Content, e especialista em marketing de conteúdo. Nas horas vagas, ele bloga sobre startups, venture capital, vendas e marketing digital em seu blog Webholic.

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Daniel Kroin
CEO Next Idea
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