O Inbound Marketing traz ótimos resultados por se adequar ao novo comportamento de consumo das pessoas. Conectadas e curiosas sobre os produtos que consomem, as pessoas procuram saber mais sobre o produto antes de ir à loja e efetuar a compra. Por isso, você precisa estar preparado, oferecendo todas as informações necessárias quando for procurado. Mas você sabe quais são as boas práticas de Inbound Marketing para tomar a dianteira do mercado? Acompanhe nossas dicas!

Por que investir no Inbound Marketing?

O Inbound Marketing se tornou a “menina dos olhos” do Marketing Digital. E há motivos de sobra para isso. Além de oferecer ótimos resultados com as estratégias certas, esse novo segmento de marketing é acessível para empresas de pequeno e médio porte. O último Panorama das Agências Digitais já afirma que as agências especializadas em Inbound Marketing apresentam melhor ROI (Return on Investment).

Quais são as boas práticas de Inbound Marketing?

Trace objetivos

O primeiro passo para uma estratégia de Inbound Marketing é identificar o objetivo da organização. Defina um período de tempo para cumprir essas metas e reúna-se com a sua equipe para montagem de um cronograma.

Conheça o seu público-alvo

Uma estratégia de sucesso se baseia no público que ela deseja atingir. Assim, todas as táticas de conteúdo e divulgação dele devem se voltar aos interesses do comprador ideal. Por isso, a buyer persona é uma ferramenta essencial para qualquer estratégia de sucesso.

Esses perfis semificcionais buscam representar o comprador ideal do produto ou serviço da organização, direcionando toda a equipe envolvida nas estratégias de marketing para a criação de uma linguagem adequada, o estudo de canais ideais de comunicação, uso de palavras-chaves, entonação, dentre outros.

Defina os KPIs da campanha

Iniciar e investir em um projeto sem ver resultados é bastante desanimador. Muitas vezes, isso ocorre por erros na definição das medidas de resultados a serem avaliadas. Um dos maiores benefícios do Inbound Marketing é a possibilidade de mensuração. Assim, você terá maior controle das ações e definirá o que pode ser melhor ou pior para as estratégias futuras. Essas métricas, também denominadas KPI (ou Key Performance Indicator) podem envolver o retorno sobre o investimento (ROI), taxa de conversão, custo por visitante, custo por lead, entre outros.

Defina estratégias de conteúdo

O Inbound Marketing baseia-se no conteúdo de qualidade para atrair pessoas para sua organização, produto ou serviço. Por isso, ter uma boa estratégia de conteúdo é um dos passos primordiais para a consolidação do Inbound Marketing em suas ações de marketing digital. Verifique o seu blog corporativo, buscando identificar empecilhos para a usabilidade e nas estratégias de SEO, otimize-o e o alimente com conteúdo de qualidade a partir de pautas previamente estabelecidas, em conjunto com seu time de marketing e vendas.

É de suma importância que seus conteúdos tenham CTAs (call to action, ou chamada para a ação) atraentes, convidando o seu público para interagir com o seu site, seu blog corporativo, assinar sua newsletter ou visitar a sua landing page.

Explore o poder das redes sociais

As redes sociais oferecem inúmeras possibilidades para a divulgação de conteúdo relevante e a criação de campanhas de engajamento. A partir de suas pesquisas de público, veja quais são as redes sociais utilizadas por seus potenciais e atuais consumidores. Faça um benchmarking de estratégias utilizadas por empresas do seu ramo. Se possível, considere investir no sistema de anúncios e campanhas do Facebook para dar maior visibilidade aos seus posts.

Boas práticas de Inbound Marketing podem ajudar você e a sua organização das mais diversas maneiras. Se você ainda tiver dúvidas sobre alguma das boas práticas indicadas ou sobre como iniciar uma estratégia de Inbound Marketing em sua organização, deixe um comentário!