O varejo é o segmento de mercado que mais tem oportunidades de atrair e reter clientes por meio de estratégias de marketing online. Quando o consumidor precisa de qualquer produto, corre para a internet para buscar as melhores opções e, quem sabe, fechar a compra na mesma hora. Para ter certeza de que você estará lá quando seu consumidor precisar, é essencial investir em Inbound Marketing para varejo. Mas quais são as melhores práticas dessa estratégia? Confira no post de hoje!

Blog: atraindo pela necessidade

De acordo com a Pew Research, 86% dos consumidores alegam ter aprendido algo novo e interessante na internet. Isso se deve à criação e compartilhamento de conteúdo útil e relevante, que ajuda as pessoas a desenvolverem habilidades ou adquirirem um novo conhecimento.

Você também pode entrar nessa onda, usando todo o know-how da sua empresa para fazer com que as pessoas cheguem mais facilmente até ela. Basta pensar nas principais dúvidas do seu público-alvo, os problemas enfrentados pelos seus clientes, e então transformar essas informações em conteúdo prático, que ajude os visitantes do seu blog a resolverem seus problemas por conta própria ou, ao menos, esclarecer qual o caminho a seguir.

Redes sociais: conquistando maior alcance

A internet já soma milhões de blogs no mundo, mas o que faz com que alguns ganhem destaque? A divulgação, é claro! Se você quer tornar seu blog conhecido e fazer com que novos potenciais clientes conheçam seu varejo, as redes sociais são a melhor forma de fazer isso.

Crie páginas corporativas nas principais redes sociais frequentadas pelo seu público e mantenha-se ativo, compartilhando conteúdo, interagindo com as pessoas, convidando seus seguidores a participarem e fomentando compartilhamentos para aumentar o alcance da sua mensagem.

Conteúdos ricos: convencendo da necessidade

O marketing de conteúdo é uma das práticas mais importantes do Inbound Marketing para varejo. Por meio da criação de conteúdos ricos, como e-books, whitepapers, infográficos, webinars, entre outros, você não só atrai a atenção das pessoas, como faz com que elas queiram dar um passo a mais no relacionamento com a sua empresa.

Transforme cada pergunta do seu cliente em um material mais completo, que traga possíveis soluções para ele, que o faça refletir sobre como resolver cada situação com mais profundidade. Então, convide-o para baixar este material a partir de uma landing page.

Landing page: transformando conhecidos em amigos

A landing page serve como chamariz para fazer com que os visitantes se tornem leads. Para tanto, você oferece um material rico, explicando brevemente quais serão os benefícios caso o visitante decida fazer o download. Lembre-se de que deve ser um material especial, que traga informações mais completas do que um blog post, por exemplo.

Além destas informações, você também terá um formulário de conversão, um pequeno campo a ser preenchido com os dados básicos do visitante, como nome e e-mail. Cada pessoa que aceitar sua proposta e deixar os dados de contato será um novo lead, isto é, um potencial cliente que está iniciando um relacionamento com o seu varejo.

Seguindo as dicas de Inbound Marketing para varejo, depois de conquistar a confiança deste visitante, você irá nutri-lo ao longo do funil de vendas, utilizando o e-mail marketing. Mas esse assunto é para um novo blog post, portanto, se você não quiser perdê-lo, assine nossa newsletter!