Quem tem uma ideia do conceito de Inbound Marketing sabe que sua base é a produção de conteúdos interessantes para um público-alvo específico. Porém, gerar conteúdos atrativos em escala não é fácil, principalmente se não houver uma equipe bem estruturada e preparada para esse trabalho.

Todo conteúdo produzido em uma estratégia de Inbound Marketing tem como objetivos iniciais gerar tráfego qualificado e converter o maior número possível de visitantes em leads. Ter posts bem estruturados, com uma compreensão fácil e que atenda às expectativas dos leitores são passos fundamentais para atingir essas metas.

Neste post você vai aprender 5 maneiras de tornar seu conteúdo mais atrativo, auxiliando na sua estratégia de Inbound Marketing. Confira!

Escreva pensando nas suas personas

Antes de começar a escrever, pare um pouco e reflita: quais são os problemas/desafios/dores da minha persona? Como meu conteúdo poderá ajudá-la? Se apegue a essas duas questões e encontre boas respostas para elas.

Essas perguntas representam os princípios básicos de um bom conteúdo: entender o problema do seu público-alvo e tentar resolvê-lo em suas publicações, materiais ricos e ofertas.

Quando for escrever, produza um texto focado em solucionar as dúvidas da sua persona. Assim, você terá mais chances de ganhar um novo leitor e começar a criar uma relação lucrativa com um futuro cliente.

Pesquise em boas fontes e inspire-se

Não é todo dia que você ou os redatores estarão nos seus melhores momentos para escrever. Muitas vezes podem faltar palavras, criatividade, vontade, motivação e outros fatores que contribuiriam para a criação de bons textos.

Nesse momento é importante consultar outras fontes, como blogs, fóruns, sites especializados e livros. Referências que possam trazer aquela frase, informação ou palavra necessária para despertar o início de um conteúdo.

Mas lembre-se de que as pesquisas em fontes externas são fundamentais independentemente da circunstância. É uma prática que deve ser usada para evitar achismos e dar mais embasamento aos seus materiais.

Encontre e use as melhores palavras-chave

Essa é a parte na qual você gera tráfego qualificado para o seu site ou blog. Ao definir as palavras-chave de cada conteúdo, você transmite uma referência para os motores de busca saberem do que sua página trata.

As melhores palavras-chave serão aquelas que tiverem um alto volume de buscas e uma menor concorrência. Olhe com mais atenção as palavras-chave de cauda longa (que possuem mais de dois termos). Use o Keyword Planner para ter esses insights.

É importante usar suas palavras-chave na url da página, no título dos posts, em algum intertítulo e usar algumas vezes durante o texto.

Produza textos fáceis de serem lidos

Na internet, os usuários estão expostos a uma quantidade imensa de informações. Assim, seus conteúdos devem ser elaborados pensando em não espantar os leitores logo de cara.

Use alguns recursos que tornem a leitura mais fluida, como:

◘ Listas (como essa aqui, seja com pontos, letras ou numeradas); 

◘ Divisão do texto em blocos de parágrafos curtos e usando intertítulos;

◘ Palavras e frases em negrito.

Use imagens e vídeos em suas publicações

Esse é um dos recursos que poderiam ser encaixados na lista do tópico anterior, mas os dois merecem um destaque mais especial. Isso porque imagens, como infográficos, e vídeos, como os tutoriais e webinars, podem ser mais do que elementos de apoio a um texto.

Imagens e vídeos podem ser aproveitados como conteúdo completo, sem a necessidade de texto, já que são formatos de compreensão e memorização mais fáceis. Sem contar que são visualmente mais agradáveis.

Montar um conteúdo atrativo é decisivo no Inbound Marketing por trabalhar exatamente a primeira etapa de um funil de vendas. O estágio da atração de leads é muito influenciado por um conteúdo capaz de chamar a atenção do público. Ele deve ajudar as personas a resolver um problema e mantê-las envolvidas com a empresa até que se tornem potenciais clientes, ou seja, pessoas interessadas em conhecer melhor a marca.

E então, percebeu como o conteúdo atrativo dá sustentação a uma boa estratégia de Inbound Marketing? Participe nos comentários, deixe a sua opinião!