A principal função de um blog ou site é disponibilizar um conteúdo atraente, que cative a atenção do público e faça com que ele se sinta confiante ao apostar nos produtos e serviços da empresa.

O guest post é uma das estratégias mais inteligentes para fortalecer a rede de produtores de conteúdo, levando o público a interagir com novos autores, marcas e espaços na web.

Quer entender como? Acompanhe!

O que é um Guest Post?

A expressão “guest post” se refere aos artigos de convidados. Ou seja, quando uma pessoa é convidada a contribuir com um site ou blog que não é propriedade dela, este conteúdo é considerado um guest post.

Ao convidar autores para contribuir em seu blog, você consegue um bom material, mantendo a sua publicação ativa e com mais acessos. Em contrapartida, o convidado se beneficia divulgando a própria marca em novos territórios, cativando mais leitores.

Parece atrativo, não é mesmo?

Quais são as vantagens do Guest Post para a estratégia de marketing?

Algumas empresas questionam os motivos de investir tempo na produção de um bom conteúdo e publicá-lo em outro site. Contudo, a estratégia traz benefícios para os dois lados.

Veja os motivos!

É ótimo para ferramentas de busca

Quanto mais links de qualidade seu site receber, melhor será o posicionamento dele no Google. Por isso, guest posts são uma ótima estratégia de SEO.

Ao escrever para um blog parceiro, você recebe um hiperlink que direciona os leitores da postagem para a sua página. Se você já tem artigos publicados, vale fazer hiperlinks para eles sempre que for oportuno.

Mas cuidado com excessos: seu ranqueamento agradece!

Aumenta a popularidade de seu site

Formar uma comunidade é uma tarefa difícil, e mantê-la em crescimento pode ser ainda mais duro — conheça a importância do fluxo de nutrição. Outros veículos também estão trabalhando nesta tarefa, e reunir forças pode ser extremamente positivo.

Uma das melhores partes do guest post é permitir que você mostre o seu trabalho para uma nova comunidade, o que ajuda a espalhar a sua mensagem para novas pessoas. Com elas, vêm novas dúvidas e oportunidades para enriquecer o conteúdo.

Difundir a sua mensagem em outros locais pode ajudá-lo a converter mais leitores, seguidores e até mesmo fãs.

Para quem recebe o artigo, há o benefício de trazer os leitores do autor convidado para conhecer um novo espaço na rede. A relação é de ganha-ganha!

Constrói relacionamentos

Blogueiros precisam de bons conteúdos. Fazer bons guest posts, adicionando valor ao blog de outra pessoa, faz com que você construa relacionamentos sólidos com outros produtores de conteúdos.

Construir bons relacionamentos com pessoas influentes na internet é muito positivo. Além de aprender com as estratégias destas pessoas, você pode ajudá-los na produção de conteúdos que cativem a atenção da audiência.

Posicionamento de autoridade

Garantir presença em diversos veículos posicionando-se como especialista em determinado assunto valoriza a sua marca e confere posição de autoridade para você.

Assim, aos poucos, seus leitores irão pensar em sua imagem sempre que pensarem ou lerem algo sobre o assunto.

E como fazer um guest post de sucesso?

Além de produzir um conteúdo de excelência, algumas práticas de “gentileza digital” ajudam a tornar a parceria bem-sucedida.

Vamos aprender boas maneiras?

• Torne adequados o tema, o formato e o conteúdo ao que já é adotado pelo blog que irá receber o artigo. Assim, os leitores criam familiaridade;
• Faça um hiperlink para o seu blog (ou para o blog do autor convidado);
• Promova o post nas redes sociais, marcando o autor convidado ou o blog que recebeu a sua postagem;
• Agradeça, demonstrando abertura para novas parcerias;
• Fique de olho na sessão de comentários, respondendo duvidas, sugestões e demais manifestações;
• Faça um bom conteúdo, não uma propaganda para seu site!

Se você está em busca de espaços para fazer um guest post, priorize os que têm relação com o seu tema, construa um relacionamento antes de fazer sua proposta e prepare um bom portfólio de conteúdo.

Lembre-se: “a união faz a força” é a máxima da economia colaborativa e do crescimento na internet!

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