Um dos maiores problemas enfrentados por empreendedores e profissionais de marketing é a escolha da melhor estratégia de comunicação para usarem em suas empresas. São diversas opções disponíveis, entre plataformas de conteúdo, metodologias de relacionamento, e diferentes opções de compra de mídia. Falando sobre mídia paga, duas das plataformas mais comuns nas estratégias de marketing são o Google Adwords e o Facebook Ads.

Ambas são bastante eficientes, com particularidades que precisam ser levadas em consideração por quem as utiliza. Diversos pontos diferentes vão influenciar o resultado das suas iniciativas, e principalmente a sua escolha de qual ferramenta usar. Neste post, vamos mostrar a você as características de cada uma delas para que você consiga identificar qual faz mais sentido para o marketing da sua empresa. Confira!

O que é Google Adwords?

Google Adwords é a ferramenta do Google para anunciantes que permite que sejam exibidos anúncios tanto na busca, quanto na rede de display de blogs parceiros. Na primeira opção você exibe seus anúncios dentro do próprio Google na página de resultados de busca, sempre em formato de texto, e mediante a participação em um leilão. Na rede de display estão inseridos todos os sites que participam do programa de afiliados da empresa e que reservam parte do site para exibição de anúncios. Para o primeiro caso a segmentação da mídia é feita por meio das palavras-chave de busca, enquanto no segundo caso a segmentação é feita de acordo com a temática do site.

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads é o nome dado para a plataforma de mídia para anunciantes na rede social mais famosa do mundo. Nesse caso, é possível fazer anúncios em dois grandes formatos: promovendo conteúdo na própria rede social ou fazendo anúncios que direcionem o usuário para seu site. Em ambos os casos é possível escolher uma variedade de formatos, dos mais estáticos aos mais interativos, e sua escolha vai depender do objetivo da campanha. A segmentação é o grande diferencial da ferramenta, pois todas as informações compartilhadas pelos usuários na rede — sexo, estado civil, idade, localização, profissão etc — podem ser utilizadas para segmentar os anúncios.

Qual é o mais indicado para o meu negócio?

Sabendo as características de cada um e o que os diferenciam entre si, fica no ar a pergunta que não quer calar: qual o mais indicado para o meu negócio? A resposta para a pergunta é que não existe fórmula mágica para o sucesso com mídia online. Cada rede tem suas particularidades e ambas podem funcionar bem para a sua empresa, vai depender do seu objetivo.

Normalmente, as campanhas de mídia online giram em torno de dois grandes objetivos: construção de relevância para a marca ou um incremento nos resultados de vendas e novos negócios. As duas plataformas de mídias que falamos neste post se dividem também em relação a esses objetivos.

Para entender a diferenciação vamos pensar em um exemplo. Quando você precisa comprar algum produto que venha para solucionar uma demanda sua, qual é sua primeira atitude na web? Fazer uma busca no Google pelo produto, certo? Ninguém acessa o Facebook quando precisa comprar alguma coisa. Agora, por outro lado, quando você quer se relacionar, seja com empresas ou pessoas, o que você faz? Acessa a rede social.

Com esse exemplo, fica muito mais simples de entender. Se o seu objetivo de campanha for impulsionar as vendas dos seus produtos e ainda aumentar a visibilidade de seu site, o melhor caminho é o Google Adwords. No entanto, se a sua meta for trabalhar a imagem da sua empresa e a consolidação da marca, a melhor opção é o Facebook Ads.

Sua estratégia de marketing pode ser completa e contemplar tanto Google Adwords e Facebook Ads para ter um resultado cada vez mais consistente. E você, ainda tem dúvidas sobre o assunto? Compartilhe também seu conhecimento e deixe abaixo seu comentário!