Definir orçamentos é sempre uma atividade complicada, especialmente quando se trata do orçamento de marketing. Muitos gestores de empresas de tecnologia ainda não veem esse tipo de investimento como prioritário, e o panorama agrava-se ainda mais em tempos de economia desacelerada. Contudo, é necessário pensar no marketing de sua empresa como um fator direcionado a gerar receita, e não um custo. Nesse momento, é preciso ser o mais assertivo possível na escolha de sua estratégia, buscando alternativas que viabilizem um bom desempenho da sua empresa dentro da realidade do mercado.

Confira algumas dicas de como definir seu orçamento de marketing e gerar mais resultados para sua empresa de tecnologia.

 

Considere o histórico de anos anteriores

Para que seu orçamento seja o mais assertivo possível, confira os investimentos realizados em anos anteriores e avalie os que geraram maior retorno. Fique atento para não trabalhar com cifras impraticáveis e faça as devidas variações de acordo com as características da atual conjuntura econômica.

Caso seja a primeira investida da empresa em marketing e não existam dados anteriores, converse com seus diretores sobre quanto a empresa está disposta a destinar ao setor. Apresente novas alternativas munido de dados de mercado, como o marketing digital, por exemplo. Existem dados que demonstram que investir em estratégias como inbound marketing (marketing de atração) é fundamental, por ser um modelo que exige investimentos baixos e alcança resultados muito satisfatórios. De acordo com o Content Marketing Institute, 58% das empresas B2B da área de tecnologia pretendem investir eminbound marketing nos próximos anos.

 

Trace objetivos claros para o orçamento de marketing

O orçamento de marketing deve ser orientado a partir dos resultados que sua empresa pretende atingir. Busque compreender profundamente a realidade do mercado, dos concorrentes e onde sua empresa deseja chegar. Aí então, você poderá estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, factíveis de serem atingidas com ações de marketing bem estruturadas.

 

Direcione seus recursos com cuidado e atenção

Organize uma estratégia sólida para direcionar os investimentos reservados para marketing. Tenha em mente que não existe uma alternativa mágica, de sucesso instantâneo. Dessa forma, suas decisões devem ser pautadas na taxa de retorno de cada opção disponível, avaliando cuidadosamente os valores de investimento e o retorno esperado. Tente não comprometer toda sua verba com um único canal, teste cada um deles e trabalhe com uma distribuição mais assertiva do seu orçamento. Nesse sentido, a opção por  inbound marketing é uma ótima alternativa, por trabalhar com a integração de processos e ferramentas digitais que permitem uma mensuração muito precisa de resultados.

 

Destine parte da verba para trabalhar com parceiros especializados

Em muitos momentos do seu plano de marketing será necessário contar com profissionais especializados, logo, reserve parte dos seus recursos para essas contratações. Contar com um parceiro é vantajoso porque você não sobrecarrega o seu time interno, além de contar com pessoas altamente especializadas. Assim, tanto seu tempo quanto seu orçamento podem ser melhor aproveitados em prol de ações estratégicas e geração de resultados para sua empresa.

 

Com essas dicas, você e sua empresa de tecnologia conseguirão definir mais assertivamente o orçamento de marketing. Após uma avaliação cuidadosa, parceria com fornecedores que se envolvam com sua estratégia e investimento bem direcionado, sua empresa vai perceber que investir em marketing traz grandes resultados e precisa (sim!) ser tratado com muita prioridade!
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