O gestor de marketing é um profissional importante para o sucesso empresarial: é ele quem cuida das divulgações, estratégias e também da boa imagem das instituições.

Esse é um papel de imensa responsabilidade e atribuições diversas, e para conseguir lidar com tudo isso, o gestor de marketing precisa dispor de certas habilidades que garantem o sucesso da profissão.

Vamos conferir agora que habilidades são essas e como desenvolvê-las da melhor forma para realizar um excelente trabalho no seu negócio!

Conhecer bastante sobre técnicas de vendas online

De acordo com pesquisa realizada pelo E-Bit, em 2016 o e-commerce cresceu mais 5% nas vendas, gerando uma receita aproximada de R$ 20 bilhões em todo o país.

A confiança dos consumidores nesse tipo de plataforma tem aumentado cada vez mais, e a variedade das formas de pagamento também atrai bastante novos públicos e consumidores para o mercado digital.

Portanto, para ser um bom gestor de marketing, é fundamental conhecer  sobre o ciclo de vendas online, técnicas de venda e, claro, como promover os produtos e aumentar as conversões.

Trabalhar com Inbound Marketing

Ter conhecimentos sobre Inbound Marketing é uma habilidade fundamental para um gestor de marketing. Afinal, sua aplicação proporciona uma maior taxa de conversão em vendas para o negócio.

O trabalho com o marketing de conteúdo também proporciona maior alcance da sua marca para diversos tipos de consumidores, especialmente aqueles que precisam dos produtos ou serviços oferecidos.

Possuir boa comunicação

Uma das habilidades mais importantes ao gestor de marketing é, sem dúvidas, possuir uma boa comunicação. Afinal, é preciso lidar com diversos tipos de pessoas, interesses e também é preciso apresentar os resultados do próprio trabalho para justificar cada vez mais investimentos na área de marketing da empresa.

Uma boa comunicação é necessária para garantir um bom network e proporcionar ótimas trocas de experiências entre outros profissionais da área.

Saber falar inglês e outros idiomas

O inglês é um idioma imprescindível para a carreira dos executivos, especialmente para acompanhar as publicações internacionais da área. Dessa forma, é possível acompanhar todas as novidades do que está acontecendo no mundo.

Dominar outros idiomas também é necessário para viagens de negócios e eventos do segmento, que contam com apresentações em inglês. Isso sem falar nas bibliografias internacionais acerca do tema, com novidades e previsões mais amplas de mercado para análise e mensuração. Portanto, conheça outros idiomas e esteja sempre à frente!

Estar em constante atualização

O gestor de marketing deve estar sempre atualizado. As novidades chegam a todo momento e é preciso estar sempre de olho nelas para garantir que cheguem primeiro à sua empresa e norteiem os seus processos de marketing rumo ao sucesso e aos bons resultados.

Para isso, é preciso estar nos eventos da área, acompanhar os portais e as revistas mais relevantes, além de estar em constante network com demais profissionais da área.

Conferiu as habilidades fundamentais para o gestor de marketing? Agora chegou sua vez de desenvolver todas elas para garantir sucesso na sua profissão e resultados ainda melhores para os desafios que são entregues a você! Conte pra gente nos comentários as suas expectativas como gestor de marketing!