Muita gente acha que marketing é uma “bobagem” e que serve apenas para gerar mais gastos para uma empresa. Por isso, é extremamente necessário que os profissionais de publicidade possam aprender a comprovar o ROI de marketing das suas ações — ou seja, o retorno obtido com cada investimento feito na área.

Para aprender como fazê-lo, continue lendo nosso post!

Entendendo a importância de comprovar o ROI de marketing

Em tempos de turbulências econômicas, a maioria das empresas costuma adotar posturas mais austeras e prefere cortar gastos para evitar resultados financeiros negativos. E, normalmente, os primeiros investimentos a serem cortados são justamente aqueles feitos no setor de marketing.

Por isso, é extremamente necessário saber como comprovar o ROI de marketing de sua empresa, ou seja, provar que cada campanha gera retorno bastante significativo.

Uma boa gestão de marketing conseguirá mostrar como as suas ações realmente foram importantes para o aumento do ROI. Afinal, o objetivo (direto ou indireto) de toda estratégia de marketing é gerar vendas e com a utilização das ferramentas certas, essas vendas consequentemente ocorrerão.

Comprovando o ROI de Marketing Digital

Mas como comprovar o ROI de marketing? Que tipo de ferramentas ou métricas usar para obter essa prova? É o que vamos verificar agora.

Em primeiro lugar, vamos relembrar o que é ROI e como calculá-lo. ROI é uma sigla que significa “Return on Investment”, ou em português, retorno sobre o investimento. Basicamente, ele mede quanto recebemos de volta com base no quanto investimos.

A fórmula é a seguinte:

  • ROI = (receitas – investimento) / investimento

Por sorte, estamos falando aqui de Marketing Digital e isso, normalmente, significa boas notícias. Primeiro porque ele utiliza várias estratégias de Inbound Marketing que costumam gerar um ROI bem maior do que o Marketing Offline.

Segundo porque o Marketing Digital é facilmente mensurável se a sua estratégia for bem estruturada. Métricas importantes para esse cálculo são facilmente obtidas por meio de softwares que registram o desempenho das suas campanhas, como o Google Analytics, por exemplo.

Então quais são as principais métricas que posso utilizar para conseguir comprovar o ROI de marketing da minha empresa?

Bem, podemos utilizar as seguintes métricas:

  • Custo de aquisição de cliente;
  • Faturamento da campanha;
  • Investimento da campanha;
  • Taxa de conversão;
  • Número de clientes.

Exemplo de comprovação do ROI de Marketing Digital

Agora que já sabemos quais métricas analisar e como calcular o ROI de uma campanha de marketing digital, vamos colocar esse conhecimento em prática para provar a efetividade das nossas ações.

Vamos supor que realizamos uma campanha durante um mês, na qual foram investidos 15 mil reais para a estruturação de um funil de vendas com blog, e-mail marketing e landing pages para uma loja de peças de carro.

No final do mês, por meio do Analytics, comprovamos que o blog do cliente teve 300 mil visualizações, cerca de 500 clientes oriundos de 10.000 inscrições na newsletter e um faturamento dessa campanha de R$ 400 mil.

Vamos provar o ROI:

  • Custo por view = 15.000 / 300.000 = R$ 0,05;
  • Custo por lead = 15.000 (investimento) / 10.000 (leads) = R$ 1,50
  • Taxa de conversão de leads = 500 (clientes) / 10.000 (leads) = R$ 0,05
  • Custo de aquisição de cliente = 15.000 (investimentos) / 500 (clientes) = R$ 30
  • Retorno sobre Investimento = 400.000 (receita) – 15.000 (investimento) / 15.000 (Investimento)
  • ROI = 25,67

Como verificamos acima, nossa campanha gerou R$25,67 para cada real investido do cliente. Além disso, cada novo cliente conquistado gastou cerca de R$800 — com o custo de aquisição de cada cliente em R$30, tivemos um retorno sobre cada cliente de R$770.

Agora ficou mais fácil comprovar o ROI de marketing das suas ações, não é mesmo? Deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou do nosso post!