Como você sabe se o valor investido em campanhas de marketing digital está retornando? Analisando o ROI, claro. E como saber de que forma alcançar a persona nos meios em que ela está inserida? Mais do que alcançá-la, é preciso oferecer algo realmente rico. Como o que, por exemplo? E quais canais devem receber investimentos? Quanto é, atualmente, o Custo de Aquisição de Clientes da sua empresa? Como anda o desempenho das ações de e-mail marketing?

Todas essas questões, além de muitas outras que envolvem as estratégias de marketing digital, são respondidas por meio de análises de um grande volume de dados gerados a partir de diversas ferramentas utilizadas para este fim. Desta forma, o gestor de marketing precisa saber analisar esses dados, tendo, portanto, o perfil analítico na gestão de marketing, uma competência fundamental no canivete suíço deste líder.

 

Como fazer um planejamento estratégico de marketing digital


 

A importância do perfil analítico na gestão de marketing

Habilidade principal: capacidade de análise. O profissional que possui um perfil analítico precisa saber coletar, analisar e, sobretudo, interpretar os dados e tomar decisões. Por que isso é importante? Porque não basta saber que 100 pessoas leram o seu último post no blog e que chegaram nele por meio de uma publicação no Facebook. Até porque, como disse Chris Goward, CEO da agência WiderFunnel, “conteúdo sem conversão é só publicação grátis”.

Este tipo de informação é muito importante, sim. Mas mais importante do que obtê-las, é saber o que fazer com elas. Isso sim vale ouro! Este gestor precisa conhecer os métodos de obter tais dados, interpretá-los e transformar em ações estratégicas que trarão benefícios reais para a empresa.

Por meio da análise de dados, este gestor de marketing faz um raio-X sobre a situação real, além de projeções que possibilitem a tomada de decisão com base no que foi observado, pois, no mercado atual não se pode tomar decisões contando apenas com o feeling que a experiência confere àqueles profissionais com muitos anos de mercado. O feeling é parte coadjuvante na conclusão da análise dos resultados.

 

Principais características que compõem o perfil analítico

Facilidade e rapidez no aprendizado: tudo muda o tempo todo. Este gestor, além de antenado, é aberto a novos aprendizados e tem facilidade em assimilar e, principalmente, aplicar novos conceitos.
• Habilidade com grande volume de dados: tanto qualitativos quanto quantitativos. Este profissional possui facilidade em lidar com grande volume de dados a serem analisados e a transformá-los em estratégias.
• Replicação do raciocínio: capacidade de aplicar soluções ou tomar decisões que foram bem-sucedidas anteriormente, em situações semelhantes.
• Maior clareza na comunicação: este líder vai direto ao ponto. Sua forma de comunicação é clara e objetiva.

 

Atividades de um profissional de marketing digital

São muitas as atividades que devem ser desenvolvidas/desempenhadas e dificilmente um profissional terá domínio de todas — além de tempo para planejar e “braços” para executá-las. Mas, faz parte do “pacote” do perfil analítico na gestão de marketing que ele tenha ao menos noções básicas de cada uma a seguir:

• Marketing de Conteúdo > Persona > Produção de Conteúdo
• Gestão de Redes Sociais > Distribuição de conteúdo > Relacionamento > Campanhas
• SEO > Otimização do site para melhorar a experiência do usuário e performar melhor nos mecanismos de busca
• Links Patrocinados > Campanhas > CTR e CPC > Manutenção
• E-mail marketing > Boas práticas > Relacionamento > Nutrição de Leads
• Marketing de Produto > Mercado> Perfil do produto e do cliente > Como utilizam > Satisfação
• Análise de Resultados > métricas e KPIs > Buscar soluções e ajustes > Readequar investimentos de forma inteligente > Tomar decisões

 

Em suma, o profissional ideal com perfil analítico na gestão de marketing raramente terá expertise em todas as atividades acima, até porque talvez isso não seja necessário para a empresa. Vai depender de qual é a necessidade real da empresa, os objetivos e, principalmente, a verba disponível para a contratação. O ideal é que o gestor de marketing, que já tem o conhecimento básico das atividades, possa contar em paralelo com a parceria de uma consultoria especializada para apoiar as ações em Marketing Digital e garantir o sucesso em todas as atividades.

 

E você, tem perfil analítico? Se sim, conta pra gente quais características possui e quais atividades desenvolve!