O tempo é a moeda mais cara que temos e, por isso, devemos utilizá-la com sabedoria. Todos os dias, nos deparamos com uma agenda lotada de tarefas que não param de chegar a todo momento. Isso gera um desconforto e nos faz refletir sobre quão competentes, criativos e produtivos realmente somos, e quais resultados e inovações entregamos de fato. Desta forma, saber gerenciar a si próprio é o primeiro grande passo para gerar resultados.

 

Para entender o cenário e melhorar sua gestão do tempo, faça essas seguintes perguntas para você mesmo:

 

  • Devo fazer essa atividade?
  • Qual a prioridade disso?
  • Posso delegar/ensinar essa atividade para outra pessoa?
  • Que resultado a conclusão dessa tarefa vai gerar?
  • Como eu posso fazer essa atividade de forma diferente e inovadora?

 

Com a resposta dessas questões, você terá informação suficiente para entender o que é de sua responsabilidade, além de focar nos resultados que devem ser entregues com prioridade. A seguir, apresento uma técnica para te ajudar neste processo de mapeamento das atividades e da priorização com foco em resultados. Confira!

 

Vamos falar da Matriz GUT

 

Essa é uma ferramenta utilizada para priorizar as atividades que devem ser executadas em situações como: solução de problemas, estratégias, desenvolvimento de projetos, tomada de decisões, etc. Ela se chama Matriz GUT por organizar as atividades através desses três pilares:  Gravidade, Urgência e Tendência.

 

Como gerenciar seu tempo, definir prioridades e entregar resultados?

 

Evoluindo a técnica e orientando para resultados

 

Incorporando à esta estrutura de avaliação, colocamos o termo “Resultados”, criando assim uma Matriz GUT-R, onde o R representa qual será o resultado entregue com a execução dessa atividade. Assim, damos um passo à frente para pensar, não apenas na execução em si, mas também no que vamos agregar e entregar aos nossos clientes .

 

Como trabalhar na ferramenta de Gestão de Tempo e Resultados?

 

PASSO 1:  Identifique as atividades que precisam de resolução;

 

PASSO 2: Defina quem deve executar, a estrutura GUT e o resultado que deve ser gerado com a resolução e prazos;

 

PASSO 3: Priorize as atividades e direcione seus esforços.

 

 Como gerenciar seu tempo, definir prioridades e entregar resultados?

 

Depois de seguir esses três passos, direcione os trabalhos e acompanhe/execute os itens, fazendo com que os resultados planejados sejam atingidos junto com a resolução de cada desafio. Pode ter certeza. Utilizando essa ferramenta, você poderá reduzir o tempo gasto com atividades menos relevantes, tornando a realização das tarefas prioritárias muito mais produtiva.

 

Mas, lembre-se: as ferramentas são um meio de otimizar seu trabalho, porém, é a sua postura focada no que é vital que deverá sempre nortear todas as execuções. Procure utilizar seu tempo para inovar, criar e fazer diferente. O mercado exige que sejamos cada vez mais estratégicos na hora de entregar mais resultado com uma gestão de tempo efetiva.

 

Pratique um pouco e utilize você também essa forma de gestão de tempo para organização pessoal e direcione seu trabalho para os resultados.

 

Clique aqui, faça uma cópia da matriz no seu computador e comece a ser mais produtivo a partir de agora.