Proporcionalmente à quantidade de oportunidades, acabam sendo poucas as empresas de tecnologia que aproveitam todo seu potencial para gerar leads. E a verdade é que, independentemente da especificidade relacionada à área de atuação, esse tipo de segmento permite desenvolver ações extremamente poderosas para atrair clientes em potencial. E, acredite, na maior parte dos casos só é preciso mudar o foco de sua estratégia. E se gerar leads equivale a criar oportunidades de negócio, o segmento de tecnologia definitivamente é um dos mais favoráveis para se obter sucesso!

Nessa área o público é mais engajado, gosta de participar de discussões sobre tópicos atuais, interage bastantenas redes sociais, está sempre ligado aos próximos eventos e lançamentos de produtos, entre outras características que podem ser aproveitadas por empresas de tecnologia para aumentar a visibilidade da marca e ainda reduzir custos na hora de atrair clientes.

Pronto para descobrir como gerar leads para sua empresa de tecnologia? Então confira agora mesmo nossas dicas:

Leads e tecnologia

Produzir conteúdo certamente é a melhor forma de atrair público e gerar leads. E o segmento tecnológico tem um grande diferencial nesse quesito: a enorme quantidade de fontes de informação, já que existe tecnologia para absolutamente tudo hoje em dia. E se há tanta informação assim disponível, fica ainda mais fácil segmentar de acordo com o público.

Público e estratégia

Mesmo com o público sendo mais receptivo, é preciso saber como criar um material realmente atrativo, que consiga se destacar em meio a uma grande quantidade de conteúdo que consome. Para isso, comece qualificando bem quais são suas personas e o que pode fazer para ter uma estratégia efetivamente segmentada, direcionada, eficaz. Para tanto, é crucial que você conheça, por exemplo, seu tipo de comportamento — como as redes sociais que mais usam ou os tipos de materiais que preferem compartilhar com os amigos.

Marketing e conteúdo

Além de ajudar na segmentação do seu público, o planejamento de marketing de conteúdo lista os meios e qual será a estratégia adotada por sua empresa, o que é ótimo para entender quais são os canais disponíveis e como se dará sua comunicação. E todas as estratégias que iremos listar a partir de agora partem justamente do marketing de conteúdo. Veja só:

Blogs

Na verdade, a melhor dica é ir além, afinal de contas, com a grande fonte de informações de que dispõe é mais que possível criar blogs segmentados e escrever somente sobre tópicos de real interesse do seu público-alvo. Essa é uma excelente maneira de conseguir tráfego qualificado e educar sua audiência sobre algum assunto. Ter um blog ainda é interessante para disponibilizar outros materiais — como os exemplos a seguir.

Newsletters

Esse boletim serve para informar sobre as novidades do mundo da tecnologia, super dinâmico, configurando-se como uma ótima forma de conseguir cadastros para sua lista de e-mails. A tática é excelente para atrair interessados na sua área que façam parte do seu público-alvo. Nesse caso você pode oferecer conteúdo próprio, como publicações do seu blog, ou mesmo indicar postagens de outras fontes de notícias.

E-books

Os e-books são excelentes para se criar manuais e guias, o que é bastante pertinente para empresas de tecnologia. Você pode, por exemplo, criar um e-book explicando os primeiros passos para aprender a usar adequadamente uma ferramenta ou desenvolver algum tipo de tutorial sobre um tópico interessante, de preferência se aproximando da solução oferecida por sua empresa.

Ferramentas

Quem curte tecnologia certamente se interessa por sistemas que facilitem alguma operação ou atividade. Pensando nisso, oferecer planilhas e calculadoras para facilitar cálculos e controles é uma ótima investida para empresas da área. Entre outras vantagens, esse investimento ainda transmite a imagem de uma empresa inovadora, que se preocupa em ajudar a resolver problemas do dia a dia do usuário com soluções simples.

Cursos

Indo um pouco além na produção de conteúdo, você pode oferecer cursos no modelo videoaulas. Criar pequenos cursos introdutórios e oferecer nesse formato é excelente para atrair interessados e ainda aumentar as possibilidades de compartilhamento por parte do público. Essa também é uma excelente maneira de fortalecer sua marca e se destacar no mercado.

Demonstrações

Essa é uma opção típica de empresas de tecnologia desenvolvedoras das mais variadas soluções para o mercado. Disponibilizar versões de teste ou com algum tipo de limitação é uma excelente maneira para gerar leads. Que tal incluir uma seção de downloads em seu site com esse objetivo? Só não se esqueça de adicionar depoimentos de clientes, ótima estratégia para gerar ainda mais leads!

Agora que já conhece algumas opções e sabe como gerar leads para empresas de tecnologia, comente aqui e nos conte: que estratégia pensou em aplicar no seu negócio? Tem alguma outra sugestão? Compartilhe suas ideias e impressões conosco!