Veja como a perda de sangue do setor imobiliário pode se parecer com a sua! Responsável por realizar sonhos e ao mesmo tempo trabalhar sob pressão de fatores externos como a economia, regras e legislações que variam constantemente, o setor imobiliário vem lutando para se destacar de forma competitiva.

E com ou sem vestígios de crise, as previsões para 2016 não são as melhores, segundo especialistas. A regra para 2016 é tentar sobreviver.

Mas o que recentemente me chamou a atenção foi uma matéria da revista EXAME onde o presidente do SECOVI-SP (Sindicato da Habitação) afirmou:

“O mercado imobiliário está vivendo uma hemorragia aguda e o quadro é tão grave que, apenas se parar de sangrar, já melhora muito”.

E agora?

Podemos estancar o sangramento, amarrar com um esparadrapo ou até mesmo usar um Band-aid, porém, nada disso cura!

Mas o que isso pode ter a ver com a sua empresa?

Podemos trazer isso para qualquer realidade empresarial!

É uma excelente oportunidade de refletir sobre nossa saúde organizacional, saber o quanto estamos sangrando e quanto tempo levará para que não tenhamos mais sangue.

O primeiro passo é eliminar as barreiras mentais que nos impedem de progredir.

Ficou triste?

Então, vamos falar de coisa boa!

O que podemos fazer para que a saúde de nosso negócio seja cada vez mais imune aos indicadores que impedem nosso progresso?

Recentemente passei pela experiência de adquirir um imóvel. Essa situação me deu a oportunidade de coletar algumas informações de grande utilidade para todo e qualquer negócio.

O que eu vi:

 

  • Eu vi sites de imobiliárias nos quais gostei do imóvel e, mesmo após solicitar contato, ninguém me ligou!
  • Minha esposa ria com as plantas desproporcionais e fotos achatadas (e ela nem é da área técnica).
  • O corretor online nunca está online.
  • Não colocam no site todos os imóveis que possuem, então, não podemos confiar no que está lá.

Neste post vou apresentar algumas formas úteis e gratuitas para gestores de marketing incorporarem na sua rotina. Quer ver o que fazer para que o consumidor escolha você?

Vamos lá!

Porque ele escolherá você?

O setor imobiliário é competitivo, todos expõem seus imóveis com placas, anúncios em jornais, outdoors, mas nem sempre conseguem mensurar o resultado de tudo isso.

Se você tem uma página específica de um imóvel em seu site, com fotos de alta qualidade, vídeos e informações suficientes sobre o imóvel, você tem uma grande chance de ser escolhido!

Se, além disso, você deu a opção de um chat no site com corretor online para atender o cliente na hora, suas oportunidades aumentam.

Mas até agora estamos falando do feijão com arroz, se você não tem nem isso, comece a se preocupar.

Conheça as particularidades do seu cliente

Quando uma pessoa deseja comprar um imóvel, automaticamente seus sentidos emocionais ficam mais aguçados. Isso vale também para outras compras.

Elas fornecem informações importantes que você precisa saber, como: valor disposto a gastar, localização preferida, opcionais que gostaria de ter em seu imóvel, entre outras informações que são valiosas para o início de um bom negócio.

Como reter essas informações?

Ofereça para seu cliente um canal de relacionamento amigável, lembrando que ele deve se sentir à vontade e confiante para passar informações para seu banco de dados.

Base de oportunidades

Se eu realmente gostei da sua oferta, não vou me importar em te oferecer meu e-mail para mais informações.

Agora, se eu realmente me encantei com sua oferta, vou aproveitar meu sentimento de satisfação e posso te oferecer mais que isso, como, por exemplo, os detalhes que gostaria em meu novo imóvel! Na sequência, ficarei feliz em receber o contato de um corretor!

Existem ferramentas pagas e gratuitas para captação e gestão de contatos por e-mail. O mesmo acontece para páginas de promoção de produtos. Essas ferramentas avaliam a qualidade dos seus contatos e fazem com que você possa filtrar informações e oferecer um melhor atendimento.

Porém, é preciso manter uma estratégia para reter esses contatos e transformá-los em oportunidades.

Remarketing

Eu não deveria ficar fuçando a internet até encontrar o imóvel que desejo, se eu já informei o que eu preciso e você tem o imóvel ideal, por que não me oferecer antes que eu pergunte? Me surpreenda! O remarketing permite isso, use informações fornecidas em redes sociais, vá até seu cliente, encante com alguma coisa que ele ainda não tenha visto!

Você consegue perceber o valor que tudo isso pode trazer para o seu negócio?

Considerações finais

Muitas vezes você só tem uma oportunidade de conquistar o cliente, então, aproveite. Negligenciando as recomendações citadas nesse post você gera publicidade negativa para seu negócio.

A estratégia de geração de oportunidades pode otimizar suas rotinas comerciais, elevar o valor percebido pelo seu consumidor e oferecer uma oportunidade de divulgação de seus produtos e serviços com um custo reduzido.

Não somos as pessoas que querem tampar o sangramento e sim curar a doença. Podemos usar essas ferramentas e técnicas para evoluir nosso negócio, seja ele qual for, desde que feito com planejamento e monitoramento de resultados. Com certeza assim seu sangue irá durar mais!