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Inbound Marketing: como estruturar minha empresa para fazer?

Inbound Marketing: como estruturar minha empresa para fazer?

O crescimento da internet e do marketing digital possibilitaram que empresas de todos os tamanhos passassem a ter acesso aos recursos da comunicação e do marketing. Campanhas que antes eram restritas apenas às grandes organizações com orçamentos maiores agora também estão disponíveis para os pequenos e médios que têm a liberdade e as ferramentas à disposição para criarem suas ações digitais.

Muitas metodologias diferentes existem neste cenário da web, mas uma delas anda chamando bastante atenção pelo seu baixo custo e maior eficiência: o Inbound Marketing. Neste post, vamos te mostrar o que significa esse conceito e como você deve preparar sua empresa para implementar uma estratégia como essa. Confira!

O que é inbound marketing

O inbound marketing tem como base a produção de conteúdo útil e relevante para uma audiência específica. Em vez de anunciar os produtos e serviços diretamente, como faz o marketing tradicional, no inbound o objetivo é construir um relacionamento de confiança com o usuário para que a empresa conquiste credibilidade e prepare este lead para posteriormente contratar sua empresa.

Como é a estrutura de uma equipe para Inbound Marketing

Como qualquer metodologia, no inbound não basta simplesmente sair fazendo sem um mínimo de planejamento. Antes de pensar em qualquer execução, o primeiro passo é sempre preparar a equipe que vai se envolver na ação dentro da empresa.

A metodologia do inbound é dividida em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e recomendação, e na hora de estruturá-las o indicado é que sua empresa tenha pessoas responsáveis e envolvidas em cada uma das etapas. Antes de falarmos sobre os conhecimentos necessários em cada uma, vale ressaltar um ponto: a quantidade de pessoas em cada etapa pode variar bastante de acordo com a situação da empresa, mas em geral as primeiras etapas têm mais gente comprometida, ao contrário dos últimos estágios. Para você entender melhor, dividimos da seguinte forma:

Atração

Na primeira etapa, o principal objetivo é atrair o tráfego para seu site, e, para isso, o mais indicado é trabalhar com profissionais que saibam usar as plataformas digitais para garantir essa atração. Pessoas com conhecimentos em: redação web, SEO, mídias sociais.

Conversão

Nesta etapa, a intenção é fazer com que os usuários se tornem leads para a empresa por meio de ofertas de conteúdo rico. Alguns conhecimentos da etapa anterior se repetem — redação e SEO — mas a eles se juntam também outros: desenvolvimento, design, marketing.

Fechamento

A hora do fechamento é dita por muitos como a mais importante, afinal de contas é a hora em que o lead vira cliente. Para isso, nada mais óbvio que a necessidade do conhecimento de vendas e relacionamento.

Recomendação

A última etapa envolve o relacionamento gerado com o cliente, e o objetivo aqui é fazer com que os clientes se tornem advogados da sua marca. Para isso, profissionais com habilidades de atendimento ao cliente e relacionamento são fundamentais.

Estrutura interna ou externa

Dentro de cada etapa, sua equipe precisa estar ciente que pode trabalhar em dois contextos distintos: com ou sem agência terceirizada.

No primeiro caso, é fundamental que todos os envolvidos sejam especialistas em sua etapa, ao mesmo tempo em que conhecem o processo como um todo. Isso porque os profissionais podem se ajudar com ideias e insights baseados no funcionamento do inbound. Ou seja, com base na experiência com os leads um vendedor pode dar uma sugestão de conteúdo para a equipe de produção.

O mundo perfeito, no entanto, é aquele onde a empresa tem uma agência parceira, pois nesse caso a equipe só precisa se preocupar em garantir que a organização esteja tirando todo o proveito da metodologia através do gerenciamento do processo com o fornecedor. Não há necessidade de a equipe se especializar em todos os detalhes do método — o que inclui a parte prática. Isso fica por conta da agência. No fim, cada um faz o que sabe de melhor e o resultado é interessante para todos.

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Daniel Kroin
CEO Next Idea
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