As empresas de tecnologia costumam ter a automatização e a inovação em seu DNA, mas será que isso é suficiente para obter destaque no mercado e incrementar a lucratividade? Veja, a seguir, 5 estratégias que você pode adotar para aumentar a receita da sua empresa!

1 – Tenha uma cultura voltada para o cliente

Por mais modernas e inovadores que as suas tecnologias e produtos sejam, de nada vai adiantar se a sua empresa não possuir uma cultura voltada para reter os clientes e prover soluções e conteúdos que sejam verdadeiramente úteis. É essencial ter uma boa equipe, processos e ferramentas de pré e pós-venda para atrair, conquistar e, principalmente, reter clientes. Além disso, você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo, quais seus anseios e problemas e como ele se comporta durante as etapas do funil de vendas. Uma cultura voltada para os consumidores garante maior satisfação na entrega dos produtos e serviços, reduz o custo de aquisição de clientes e colabora para aumentar o ticket médio, incrementando a lucratividade de sua empresa.

2 – Atraia clientes sem ter uma equipe de vendas grande

Sim, isso é possível! O marketing de conteúdo faz parte do inbound marketing e é uma excelente estratégia para atrair, encantar e educar potenciais clientes para empresas de tecnologia. Quando você conhece o seu público-alvo, sabe quais são as questões e problemas que ele precisa resolver. Com essas informações, você pode (e deve) produzir materiais e conteúdos que ajudem e eduquem o seu público durante o processo de tomada de decisão e compra. Esses conteúdos, a longo prazo, funcionarão como referência para possíveis clientes, atraindo-os para a sua empresa de forma natural. Dessa forma, não será necessário fazer altos investimentos em grandes equipes de vendas e nem em abordagens intrusivas e tradicionais, que tomam muito tempo e dinheiro e não trazem resultados tão efetivos.

3 – Pense Smarketing

smarketing

O smarketing é um termo resultante da junção das palavras “sales” e “marketing”. Na prática, o smarketing consiste em aproximar as duas equipes e incentivar uma comunicação clara e objetiva para que elas trabalhem juntas com o objetivo de atrair e reter clientes. Incentivar essa aproximação — e proporcionar o ambiente e ferramentas necessárias para que a equipe de vendas e de marketing trabalhem em harmonia para alcançar objetivos em comum — é essencial para potencializar a receita da sua empresa de tecnologia. Afinal, equipes unidas e que trabalham em conjunto são muito mais produtivas e eficazes.

4 – Saiba aproveitar os benefícios do marketing digital

Já falamos sobre o marketing de conteúdo um pouco mais acima e sobre os benefícios que ele trará para a sua empresa. Outro grande aliado no qual você deve investir para aumentar as receitas é o marketing digital. Aliadas ao inbound marketing, as ferramentas digitais representam um enorme potencial de divulgação de seus produtos e serviços e de relacionamento com clientes. As redes sociais, os links patrocinados, a otimização de sites, o e-mail marketing e outras ferramentas são essenciais para posicionar a sua empresa na internet, gerar leads e incrementar o faturamento.

5 – Fique de olho nos dados

Quando falamos de marketing digital e aliamos suas estratégias às ferramentas disponíveis em empresas de tecnologia, o resultado só pode ser uma imensidão de informações e dados altamente relevantes para o seu negócio! Colete informações, monitore e analise todas as etapas e investimentos realizados para divulgar a sua empresa, atrair e manter clientes. Compare as informações para detectar quais as iniciativas que geraram mais retorno e que devem ser intensificadas e aquelas que devem ser deixadas de lado. Assim, você conseguirá otimizar os investimentos em marketing, cortar custos e aumentar a lucratividade.

Comece a aplicar essas estratégias o quanto antes e saiba como gerar mais leads para empresas de tecnologia!