Desenvolva Estratégias Digitais, não apenas ações táticas.

Quando ouvimos falar de estratégias digitais, há uma grande confusão em relação as ações táticas de plataformas e tecnologias.

Gestores com a seguinte frase: “Temos que estar no facebook, twitter, ter site, um blog, produzir conteúdo, mandar e-mail de promoção e obter resultados”.

Mas quais resultados?

De fato, muitas dessas ações, canais, tecnologias, mídias precisam ser utilizadas para compor uma estratégia digital que entregue resultado, mas o grande problema está em pensar isolado e não planejar de antemão, definindo estratégias que deixam claro quais os objetivos de negócio que o digital irá ajudar a atingir.

O que devo considerar em uma estratégia consistente nos meios digitais?

Primeiramente fazer um diagnóstico que permitirá uma visão completa do ecossistema digital da empresa, para melhor encaminhamento do planejamento de presença digital da empresa ou marca.

Este diagnóstico passa por compreender as seguintes etapas:

  • Alinhamento dos objetivos estratégicos de negócios;
  • Mapeamento do ecossistema digital da empresa, tanto a nível interno quanto externo, do que chamamos de habilitadores:
    • Internos: Políticas e frameworks, processos, estrutura organizacional, cultura ética e comportamento, informações e conteúdo, serviços e produtos, infra-estrutura e aplicações, pessoas, habilidades e competências.
    • Externos: públicos-alvo, Informações de mercado, concorrência e tendências.
  • Identificação do nível de maturidade digital da empresa, sob três pilares:
    • Experiência da marca com seus públicos-alvos;
    • Processos operacionais;
    • Modelos de negócio;

A partir disso é que se desenha:

  • Planejamento estratégico digital;
  • Planos táticos de acordo com a estratégia digital definida;
  • Conjunto de métricas de resultados para acompanhamento, evolução e melhoria contínua.

Estratégias Digitais

A partir do mapeamento do ecossistema digital e do nível de maturidade digital, temos todos os insumos necessários para desenvolver estratégias digitais, como por exemplo:

  • Presença digital;
  • Conteúdo;
  • Email marketing;
  • E-commerce;
  • Mobile Marketing
  • SMM (Social Media Marketing) & SMO (Social Media Optimization);
  • SEM (Search Engine Marketing) & SEO (Search Engine Optimization);
  • Mídia;

Utilizando as melhores práticas, criam-se estratégias digitais que são suportadas por um portfólio de projetos e iniciativas a serem priorizados e desenvolvidos, de acordo com o budget da empresa. Assim, sobre todos estes projetos e iniciativas, compõem-se as competências necessárias e suas respectivas métricas de sucesso para acompanhamento dos resultados e otimização.

Uma dica! Não pense apenas em tecnologia! Defina uma estratégia que saiba dosar e diversificar as ações para a construção de um ecossistema digital que propicie uma experiência diferenciada para os usuários e entregue resultados, atingindo os objetivos estratégicos de negócio da sua empresa.