Como o mercado para as empresas de Software como um Serviço (SaaS) está super em alta, vários empreendimentos similares estão surgindo, todos de olho nesse mercado pra lá de aquecido. Porém, o crescimento de uma empresa de SaaS não depende apenas do momento favorável, mas de estratégias de marketing que efetivamente ajudem a organização a alcançar novos clientes o mais rapidamente possível, além de gerar benefícios para reter os consumidores atuais.

Se você está se perguntando o que pode fazer para aproveitar o momento e conquistar um melhor posicionamento no mercado, chegou a hora de conhecer 3 estratégias de marketing para empresas de SaaS que irão ajudá-lo — e muito! — a solucionar esse problema! Confira:

 

Entenda do que seu consumidor precisa

Não é por acaso que as empresas de SaaS bem-sucedidas são amadas por seus clientes. Isso acontece não apenas porque elas desenvolvem softwares úteis, mas porque são capazes de realmente resolver seus problemas. Por isso, o primeiro passo para o sucesso de uma empresa SaaS é descobrir o que seu consumidor deseja, quais são as dificuldades mais comuns que ele enfrenta e como o software que você produz pode ajudar a resolvê-las.

Uma boa maneira de fazer isso é desenvolvendo personas para seu negócio, pois com elas você consegue entender melhor seu cliente ideal. Depois de identificar o desejo do seu público e adaptar seu software para atender a esse objetivo, é hora de agir.

Crie engajamento social com o marketing de conteúdo

Depois que você construiu sua persona com cuidado e descobriu quais são as dúvidas e as angústias de seus clientes, o próximo passo é criar conteúdo relevante, que resolva as dúvidas desses consumidores e atraia os possíveis usuários de seu software para o site de sua organização. Esse material servirá não apenas para atrair novos clientes, mas também para ajudar a reter os atuais. O objetivo dessa estratégia de marketing é oferecer um valor maior para seu público-alvo, criando conteúdo que realmente ajude a solucionar seus problemas.

Você também pode incentivar a interação dos usuários por meio de fóruns de discussão ou até mesmo de comunidades nas redes sociais, envolvendo ainda mais seu público. Com isso, seu conteúdo poderá ser compartilhado por seus clientes, aumentando ainda mais o alcance da sua empresa de SaaS.

Permita que os usuários testem seu serviço

Uma boa estratégia de marketing que muitas empresas de SaaS utilizam para gerar leads é permitir que o usuário acesse seu software por um tempo determinado, de forma a testar suas funcionalidades gratuitamente e, com isso, perceber todas as vantagens e os benefícios do serviço para a solução de seu problema específico.

Fazendo isso você se aproxima ainda mais de seus possíveis clientes, podendo gerar dados importantes para melhorar a compreensão de sua persona. Por fim, com esse método você ainda pode captar dados para conquistar e nutrir seus leads até que eles estejam prontos para o contato da sua equipe de vendas, diminuindo o custo de aquisição por cliente.

Ao entender seu consumidor e oferecer recursos para que ele solucione seus problemas, você se apresenta como um verdadeiro parceiro. E incentivando o diálogo entre seus clientes você cria uma comunidade em torno do seu serviço. Nesse processo, todos saem ganhando — especialmente sua empresa!

E você, quais estratégias de marketing tem utilizado para gerar engajamento social e garantir o crescimento da sua empresa de SaaS? Quer saber um pouco mais sobre o que o inbound marketing pode fazer por seu negócio? Então confira nosso e-book e aproveite para nos contar o que achou nos comentários!