Empresas de sucesso vivem de grandes ideias. E a receita dessas ideias tem como principal ingrediente uma boa dose de criatividade. Nos setores de marketing, ser criativo é um pré-requisito de grande importância e deve sempre ser exercitado.

Dessa forma, estimular a criatividade da equipe de marketing de sua empresa é um passo essencial em qualquer planejamento estratégico.

Existem três diferentes níveis de criatividade dentro de uma empresa que devem ser observados e estimulados. O primeiro deles é a criatividade individual, que parte de cada funcionário. As manifestações desse tipo de criatividade variam de uma pessoa para outra e devem ser analisadas a partir de diferentes maneiras de estímulo.

O segundo nível de criatividade é o que se refere à atuação em equipe. Devem ser estimulados exercícios criativos nos quais os funcionários possam interagir entre si e elencar ideias em prol de um objetivo comum.

Já no nível da criatividade sistêmica, os processos estão tão avançados, que fazem parte do ecossistema da empresa. Nesse nível, a prática criativa deve estar enraizada no modelo empresarial, sempre obedecendo os valores e princípios da companhia.

Neste post, daremos 5 dicas de como estimular a criatividade da sua equipe, levando em consideração cada um dos níveis aqui apresentados.

1. Estimule projetos pessoais

Essencialmente, a criatividade deve ser uma característica pessoal, inerente a cada ser humano e que se expressa em diferentes níveis. Assim, para manter um ambiente criativo para os funcionários responsáveis pelo marketing, é preciso cuidar do bem-estar de cada um deles.

É preciso manter um ambiente de trabalho agradável, no qual seus empregados não vivam a incerteza do desemprego e possam desenvolver ideias que agreguem valor ao futuro da empresa.

Estimular projetos pessoais significa encorajar, dentro da empresa, a elaboração de ideias por parte de cada funcionário. Em vez de sair por aí suprimindo ideias iniciais com, aparentemente, baixo potencial, ouça com atenção cada sugestão dada e estude-a cuidadosamente, a fim de verificar se é possível ou não.

Dessa maneira, você estimula seus funcionários a contribuir com novas ideias, possibilitando seu desenvolvimento criativo e viabilizando que se tornem profissionais cada vez melhores. A empresa só sai ganhando com isso.

2. Ouse mais

O marketing está cada vez mais dinâmico e atingir novos clientes requer estratégias cada vez melhores. Foi-se o tempo em que, sozinhas, as campanhas de marketing direto geravam bons resultados.

Hoje em dia, é necessário criar e explorar novos meios de comunicação para que seja possível converter mais e mais leads. Estabelecer metas de criação de campanhas em meios de divulgação inusitados faz com que sua equipe tenha que criar soluções diversificadas e inovadoras para atender à demanda.

Essa busca por novos meios gera também um espírito de novidade para seus funcionários, que podem encarar essa nova meta como um desafio a ser vencido.

3. Compartilhe soluções

Aplicativos e ferramentas que prometem aumentar a produtividade e permitir um ganho de tempo na empresa, normalmente, se apresentam como ótimas soluções. Por que não compartilhá-los com sua equipe?

Facilitar a rotina de trabalho da equipe e permitir que passem mais tempo produzindo faz com que a produtividade da empresa aumente.

Assim, quando você partilha soluções de ganho de tempo, seus funcionários têm mais possibilidades de investir na criação de soluções.

4. Defina equipes de trabalho

Como diz o ditado: duas cabeças pensam melhor do que uma. E no caso do ambiente de trabalho, várias cabeças podem pensar ainda melhor.

Ao definir equipes para projetos específicos, você fará com que várias pessoas dediquem esforços para solucionar problemas específicos. Dividir os vários projetos entre alguns colaboradores, por exemplo, permite que eles dispensem atenção especial à missão para a qual foram designados e não se distraiam com outras tarefas.

Além de agilizar o fluxo, dinâmicas em equipe permitem grande interação entre os envolvidos, o que estimula a colaboração e habilidades de trabalho em equipe.

Porém, é dever da liderança identificar e designar para os grupos de trabalho pessoas que tenham habilidades complementares e pessoais para interagir e engajar os demais.

Apesar de facilitar a dinâmica de trabalho de uma empresa, principalmente em setores de marketing, que trabalham com diversos projetos correntes, é necessário atentar para possíveis incompatibilidades, que podem gerar desconfortos em toda a equipe.

Setores criativos se beneficiam ao trabalhar em equipe, pois essa interação permite o desenvolvimento de ideias que surgem individualmente e precisam ser lapidadas. Lembre-se: a grande vantagem de se trabalhar em grupo é a contribuição coletiva!

5. Faça da sua empresa um ninho de ideias

Estimular a criatividade individual ou em pequenos grupos é essencial para o surgimento de ideias e novos projetos. Além disso, pense que a alteração da estrutura de trabalho de toda a empresa para um modelo de estímulo à criatividade pode beneficiar todos os setores.

Combine as técnicas aqui expostas e busque alternativas que se encaixem no perfil da sua empresa. É primordial analisar como os diferentes setores interagem e de que maneira é possível extrair o máximo de potencial de todos eles.

Atualmente, modelos tradicionais que valorizam uma hierarquia rígida, que incapacita e desestimula a participação de todos, vêm perdendo espaço para perfis empresariais focados na colaboração do máximo possível de funcionários.

Empresas com essa estrutura de interação costumam desenvolver ideias e soluções com maior frequência. E nas equipes de marketing, saber como estimular a criatividade dos seus funcionários é essencial para que possam produzir cada vez mais e melhor.

Portanto, busque identificar os pontos fortes e fracos da sua equipe de trabalho para criar um diagnóstico de como sua empresa interage. Assim, será mais fácil criar estratégias que beneficiem o desenvolvimento criativo dos funcionários.

Saber como incentivar a criatividade dos seus subordinados pode ser o fator decisivo entre uma empresa parada no tempo e uma empresa de sucesso. Permita com que seus funcionários apresentem ideias e dê a liberdade para que possam errar!

Você dá liberdade criativa para seus empregados? O setor de marketing da sua empresa consegue produzir satisfatoriamente? Que tal curtir nossa página no Facebook e debater conosco sobre a criatividade dos funcionários na sua empresa?