A internet é uma grande aliada das empresas da nossa era. Usá-la a favor do seu negócio só tem a favorecer sua marca, tanto para reforçá-la e melhorar o relacionamento com o público, quanto para criar uma presença online que seja referência no mercado.

O Brasil é um dos países mais conectados do mundo, fazendo com que exista um grande mercado em potencial para ser explorado. Quando o seu conteúdo digital é relevante e útil para as pessoas, você naturalmente ganha a atenção e a fidelidade delas. Posteriormente, isso pode ser convertido em vendas com muito mais escala do que se fosse feito no mundo offline.

Quer entender melhor como construir sua presença online? Confira nossas principais dicas!

Construindo sua presença online

É importante que você tenha seus objetivos claros quando iniciar nesse mercado. Criar uma boa reputação online pode levar algum tempo e exige que você crie um tipo de identidade e relacionamento que atraia seu público.

Outro ponto importante é manter uma consistência de postagens, assim como consistência de assuntos. Para que você encontre um público fiel, ele precisa se identificar com o seu trabalho. Montar um calendário de postagens pode te ajudar muito com a questão da consistência. Além disso, ter datas programadas exige que você seja mais produtivo, garantindo que os conteúdos realmente saiam do papel e sejam publicados.

Aliando-se ao Marketing Digital

Contrariando o que muitos pensam, hoje em dia é muito mais simples e barato fazer campanhas online do que do modo tradicional. A entrada no mundo digital é para todos. Mas essa baixa barreira de entrada também traz consequências negativas: existem muitas empresas por aí fazendo um marketing ruim e mentiroso.

Por isso é sempre imprescindível que você use de estratégias de marketing verdadeiras e transparentes. Só assim você conquistará clientes — e não apenas seguidores — que acreditam nos seus propósitos e confiam na sua marca.

Usando as redes sociais

Uma boa maneira de entrar no mercado é fazendo uso das redes sociais. Quantas pessoas você conhece que passam o dia todo com o celular na mão? Provavelmente muitas, né? De fato, o engajamento e a identificação através das redes sociais são muito altos.

Porém, não é qualquer conteúdo que é aceito por um público específico. Para isso, é importante que você defina sua persona e crie postagens direcionadas para ela. É aquela velha história: quem tenta agradar a todo mundo, acaba não conquistando ninguém.

Para definir seu público-alvo, é preciso responder a algumas questões, bem objetivamente. Tais como: nome (aqui já é definido o gênero também); idade; o que faz (trabalho e hobbies); quais são os sonhos e as dificuldades.

Com essas respostas fica mais fácil criar conteúdos que atingirão essas pessoas especificamente e as farão sentir como se você estivesse falando diretamente com elas. Esse é um meio muito poderoso de atrair um público que acredita no seu conteúdo.

Criar uma presença online é quase que indispensável nos dias de hoje. Portanto, esteja disposto a compartilhar seus ideais e seu conhecimento na internet, já que isso pode trazer retornos muito positivos. Lembre-se: sua credibilidade é criada a partir do que as pessoas falam sobre você, sobre o seu conteúdo e sobre os seus produtos ou serviços.

Comente abaixo o que você achou deste post e como você vem construindo a sua presença online. Participe!