O engajamento social é importante para determinar a qualidade do relacionamento da sua marca com os clientes nas mídias sociais, bem como para mensurar o impacto do seu marketing digital nos resultados do negócio. É relevante saber exatamente o que sua audiência pensa a respeito da organização e do que ela oferece, certo? Pois é aí que entram as mídias sociais, como uma espécie de termômetro bastante preciso para determinar o nível de satisfação gerado. Mas como medir esse impacto? É o que você vai aprender agora:

Cálculo do engajamento

Para medir o engajamento em suas mídias sociais, basta dividir as interações pelo número de fãs. Simples assim. Dessa forma, se você tem, por exemplo, 2.500 fãs na sua página do Facebook e um post seu teve 100 curtidas, 29 compartilhamentos e 43 comentários, você terá a soma dessas interações dividida pelo número de fãs. O resultado, nesse caso, seria 6,88%. Guarde que quanto maior for sua taxa de engajamento, melhor!

Origem de tráfego

Outra forma de mensurar o engajamento social na prestação de serviços é acompanhar a origem do tráfego que chega ao site da sua empresa. Com ferramentas de analytics você tem uma lista de quais sites e plataformas direcionam mais visitantes para sua homepage, dando uma visão bastante precisa de quais canais têm maior engajamento e quais não geram tantas interações quanto você gostaria.

Retorno do engajamento

A maioria das empresas está acostumada a medir o retorno sobre o investimento de suas ações de marketing digital, não é mesmo? Mas existe também o retorno sobre o engajamento, que se encaixa perfeitamente nesse contexto. Essa métrica serve para avaliar como anda o relacionamento com seus clientes, que nada mais é que a porta de entrada para melhores oportunidades de negócios. Esse índice é baseado no tempo e nos recursos investidos para que se gere interações nas mídias sociais. Sendo assim, o cálculo deve ser feito da seguinte forma: investimento / número de interações. Nem precisa de calculadora, não é mesmo?

Alcance das postagens

Também é possível medir o engajamento social da sua empresa mensurando o alcance das suas postagens. Aí entram, por exemplo, o número de retweets, a quantidade de visualizações de um post, seus compartilhamentos, além de suas curtidas e o montante de público atingido. O alcance é importante porque, no fim das contas, quanto mais pessoas tiverem contato com seu conteúdo nas mídias sociais, maior é sua visibilidade e maiores também são suas chances de elevar os resultados.

Número de menções

As menções que as pessoas fazem à sua empresa de prestação de serviços nas mídias sociais ajudam a determinar qual é o sentimento delas em relação à marca. E é claro que quanto mais retornos positivos você tiver melhor é, não concorda? Desse modo, você pode medir o engajamento social em menções com a seguinte fórmula: menções positivas menções neutras + menções negativas / total de menções. O resultado desse cálculo será um número entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 for, mais positiva é a percepção das pessoas em relação à empresa.

Se você está se perguntando para que serve tudo isso, eis a resposta: pessoas engajadas compram mais da sua empresa, pois confiam nela. E isso aumenta seu ticket médio. Uma audiência engajada também compartilha suas postagens, o que aumenta sua visibilidade e seu contato com novos leads, além de ainda recomendar seus serviços para outras pessoas, atuando como influenciadora em diversos meios e canais de comunicação. E adivinha se essa propaganda toda não vai atrair uma audiência cada vez maior para sua empresa?

Medir você já sabe, mas sabia que as mídias sociais em que você atua também podem influenciar diretamente no seu engajamento social? Não? Então aprenda agora mesmo a escolher as mídias sociais certas para seu negócio! E não deixe de comentar aqui para dividir suas impressões conosco!