Conhecimento teórico e boa aplicação prática são importantes para a execução de sua estratégia de marketing, mas tão ou mais essencial para o sucesso do seu planejamento é o engajamento de equipe de quem trabalhará com você.

No artigo de hoje, vamos aprender como construir esse engajamento. Portanto, continue lendo!

Os pilares de um bom engajamento de equipe

Um bom engajamento de equipe não vem do dia para a noite e nem acontece por acaso. Normalmente, uma equipe engajada (em qualquer setor), se apoia em quatro conceitos principais:

• Confiança;
• Reconhecimento;
• Bom Ambiente;
• Conhecimento.
• Confira abaixo 5 dicas para construir esses pilares em sua empresa:

Dica #1 – Apresente com detalhes a estratégia de marketing para a equipe

Para conquistar o primeiro pilar do bom engajamento de equipe na sua estratégia de marketing, você precisa fornecer conhecimento aos seus colaboradores.

Se eles não souberem muito bem como a estratégia funciona ou o porquê de cada decisão, se sentirão alienados em relação ao trabalho e dificilmente vão se engajar em qualquer tarefa. Por isso, confira abaixo algumas formas de transmitir esse conhecimento:

Forneça material didático para seus colaboradores;
Promova sessões de perguntas e respostas para explicar conceitos;
Realize reuniões para explicar a estratégia para todos os setores;
Promova reuniões de avaliação de resultados para otimização dos processos.

Dica #2 – Mostre cases de sucesso de empresas que adotaram estratégias parecidas

Um bom engajamento só virá se seus colaboradores, além de conhecerem a estratégia, tiverem confiança no que estão fazendo. Uma equipe que não acredita no trabalho que realiza, dificilmente trabalhará de maneira integrada.

Para promover essa confiança, comece mostrando cases de sucessos de empresas que adotaram estratégias parecidas, de preferência de setores diferentes do seu.

Aos poucos, comece a valorizar as conquistas que essa estratégia alcançar. As vendas subiram 5%? Celebre. Quando subirem mais 10%, celebre de novo! Isso aumentará a confiança da equipe no trabalho realizado.

Dica #3 – Promova um ambiente de trabalho de qualidade para sua equipe

Muitos empresários e administradores acreditam que um ambiente de trabalho cheio de pressão é ótimo para obter melhores resultados dos funcionários. Mas, resultados recentes mostram que um ambiente feliz, agradável, sem pressão e até mesmo com mais folga aumenta o engajamento e a produção. A lógica é simples: quanto mais feliz, maior a produtividade da equipe no trabalho.

Um exemplo disso é uma empresa gaúcha, que aplicou diversas técnicas para garantir um bom ambiente aos seus colaboradores e registrou um aumento de 50% na sua produtividade.

Abaixo, segue uma lista de boas práticas para melhorar o ambiente na empresa:

• Eliminar o machismo, racismo e outros tipos de discriminação do ambiente de trabalho;
• Oferecer opções de lazer para os colaboradores;
• Oferecer pequenas folgas durante o dia de trabalho para confraternização;
• Oferecer horas de folga em formato de “milhas” para quem mora longe do trabalho;
• Dar o dia do aniversário de folga como “presente”.
• Converse com seus colaboradores para saber o que melhoraria o ambiente de trabalho da sua empresa.

Dica #4 – Reconheça o esforço da sua equipe na aplicação de estratégias idealizadas

Um dos maiores assassinos de engajamento dentro de uma empresa é a falta de reconhecimento. Um caso comum é aquele do funcionário que, numa reunião, tem sua sugestão rejeitada. Pouco tempo depois, o chefe aplica a sugestão com sucesso e fica com os créditos. Aquele funcionário talvez nunca mais sugira nada.

Por isso, reconheça o esforço e a produtividade da sua equipe. Valorize as tentativas (mesmo que frustradas) e recompense os bons resultados quando eles surgirem com bônus, bons salários, folgas e outros prêmios.

Dica #5 – Peça por feedbacks e coloque em prática as sugestões da equipe

Nossa última dica para garantir o engajamento da sua equipe em sua estratégia de marketing é simples: peça ajuda para otimizar o processo de trabalho.

Para isso, peça por feedbacks e sugestões, promova relatórios para ouvir o que a equipe tem a dizer sobre o trabalho e coloque-a ativamente para ajudar a decidir as ações que serão tomadas, por exemplo.

Gostou das nossas dicas para conquistar um bom engajamento de equipe na sua estratégia de marketing? Use os comentários abaixo e conte para gente de qual dessas dicas você gostou mais!