As empresas de tecnologia B2B sabem bem como pode ser complicado vender para outras empresas. E já que o processo em si é mais complexo, passa a ser absolutamente essencial focar no desenvolvimento de um relacionamento com os clientes. E é por isso que no post de hoje vamos mostrar como empresas de desse segmento B2B podem aplicar uma estratégia de geração de leads para seu negócio. Curioso? Então confira agora mesmo algumas táticas que funcionam para esse tipo de segmento e tente colocá-las em prática o quanto antes! Vamos lá?

Planejamento

O primeiro passo para gerar leads para qualquer área, seja voltada para a tecnologia, para a indústria ou para a saúde, consiste em definir quais serão as ferramentas ou estratégias para o trabalho. E é o planejamento de inbound marketing que poderá responder a essa questão! Com ele será possível conferir o que exatamente sua empresa possui e o que pode ser efetivamente realizado. Vale lembrar que esse planejamento deve conter: análise de mercado, definição de público-alvo e personas, possibilidades de conteúdo e opções de canais de promoção. Dessa forma fica mais fácil mapear inclusive os detalhes financeiros de sua investida. Então confira já seu planejamento de inbound para checar se ele está em dia, de acordo com suas necessidades atuais.

Geração de leads

Uma vantagem que as empresas de tecnologia têm em relação às outras é a pouca objeção em termos do que podem produzir. Uma vez que a tecnologia não é empecilho para seus clientes, essas organizações ficam livres para produzir à vontade! Ao disponibilizarem um e-book para download, por exemplo, dificilmente precisarão ensinar o que é e como abrir o arquivo, uma vez que seus consumidores tendem a estar familiarizados com o procedimento. Só isso já facilita bastante a elaboração e a respectiva prática da estratégia de geração de leads de empresas de tecnologia B2B.

Conteúdo

Nesse contexto, a melhor dica para empresas de tecnologia B2B é focar na oferta de soluções. Em um mercado em que é um tanto quanto complicado chegar até o real responsável pela tomada de decisões, desviar-se dessa estratégia pode ser bastante arriscado ou, pelo menos, muito mais demorado. Então foque na produção de algum tipo de material para ajudar as outras empresas!

Pense, por exemplo, nas maiores dificuldades do seu setor de atuação. Já imaginou como as respostas para esse questionamento podem render um ótimo material para atrair clientes em potencial? Postagens para o blog, criação de e-books e guias, todos obviamente relacionados ao segmento, são alguns exemplos de conteúdos que poderá produzir. De toda forma, qualquer que seja o material, o segredo é deixar o canal aberto para que entrem em contato com sua empresa.

LinkedIn

Entre os objetivos de toda empresa B2B obviamente está a construção de um relacionamento ativamente produtivo com seus clientes. E para essa tarefa o LinkedIn pode ser seu maior companheiro! Além de ser um excelente canal para expor sua marca e atrair clientes, essa rede ainda conta com algumas ferramentas bem úteis para gerar leads. Lembrando que a instrução de seu planejamento de inbound marketing também deve servir para as redes sociais, mantendo seu perfil atualizado e otimizado com as principais informações do seu negócio.

Especificamente falando sobre gerar leads por meio do LinkedIn, você pode investir na gestão de grupos dentro da rede social. Essa estratégia é muito poderosa para gerar engajamento e interação com sua marca, abrindo o caminho para uma proximidade cada vez maior. O ambiente é ótimo, por exemplo, para oferecer materiais realmente relevantes e manter o canal aberto para entrarem em contato com sua empresa.

Anúncios no Linkedin

Para completar essa estratégia de geração de leads no LinkedIn precisamos citar uma das maneiras mais eficientes: a criação de anúncios. O LinkedIn Ads vem se tornando uma das ferramentas preferidas do segmento B2B, primeiramente porque traz um público-alvo muito interessante para seu negócio e, em segundo lugar, porque é possível anunciar de forma completamente segmentada. Você pode definir, entre outras coisas, o tamanho das empresas e os detalhes do setor que deseja atingir, por exemplo, facilitando alcançar quem realmente interessa.

Para completar, o LinkedIn oferece uma opção de os usuários da rede social entrarem em contato com sua empresa diretamente pelos anúncios. Para isso, informam o telefone e solicitam o contato do seu setor de vendas em um box anexado ao anúncio. Dessa forma você tem muito mais chances de chegar até quem realmente pretende comprar da sua empresa.

Pronto para focar na geração de leads de maneira produtiva e manter seu setor de vendas aquecido? Então comente aqui e nos conte o que achou das nossas dicas! Já conhecia o poder do LinkedIn para as empresas de tecnologia B2B? Divida suas impressões conosco!