No mundo dos negócios, saber como elaborar um relatório é uma habilidade que pode diferenciar um gestor de outros profissionais. Para produzir um bom documento, é importante que o texto seja claro, objetivo e demonstre que você domina o tema sobre o qual está falando. Caso contrário, os objetivos de cativar a diretoria e gerar novas oportunidades de negócios para a empresa podem não ser atingidos.

Para ajudar você a elaborar um ótimo relatório para a diretoria, trouxemos 5 dicas no post de hoje. Acompanhe!

A importância dos relatórios

Os relatórios podem ser muito úteis, tanto em grandes corporações como em pequenas e médias. Veja a seguir alguns dos benefícios:

  • registram dados;
  • diminuem a margem de possíveis falhas;
  • promovem uma melhor comunicação na empresa;
  • contribuem para a evolução de novos projetos;
  • auxiliam em futuras decisões.

Aprenda como elaborar um relatório

Para ajudá-lo a obter sucesso nesta tarefa e deixar a diretoria satisfeita, compilamos abaixo 5 dicas poderosas.

 

Como fazer um planejamento estratégico de marketing digital


 

1. Saiba por que e para quem você está escrevendo

Do planejamento até a revisão, tenha em mente quem é o leitor do documento e os motivos pelos quais o relatório está sendo produzido. Isso vai ajudar a encontrar o tom e a linguagem ideais, não perder o foco, facilitar na hora de buscar as referências corretas e sugerir as recomendações finais com melhor direcionamento.

2. Divida o texto em seções numeradas

Quantas vezes você desperdiçou tempo buscando informações de que precisava em um relatório? A fim de simplificar a busca por dados e melhorar a experiência do leitor, busque dividir o relatório em seções numeradas de acordo com o tema ou algum outro elemento. Adicione também um sumário, resumindo os principais assuntos discutidos em cada seção.

3. Cuidado com o excesso de dados

Muitas vezes, na tentativa de fazer um relatório que seja o mais completo possível, é comum que o gestor acrescente informações em excesso. Tome cuidado, porque a atitude pode repercutir negativamente para os outros executivos. Portanto, é importante que os dados sejam analisados antes de serem adicionados ao documento. Lembre-se: ninguém gosta de uma leitura cansativa e repetitiva.

4. Escreva uma boa conclusão

Além de um breve resumo sobre o conteúdo do relatório, a conclusão pode incluir sugestões e recomendações. Tente ser bastante objetivo na hora de indicar como determinada questão pode ser aprimorada. Não se esqueça de que o texto precisa ser compreendido por todas as pessoas que compõem a diretoria.

5. Insira um apêndice para otimizar a escrita

Como um acréscimo da seção de resultados, você pode fazer um apêndice com os dados brutos como os cálculos realizados ou informações sobre KPIs, por exemplo. Esse trabalho pode ajudar a minimizar as chances de erro e permitir que as pessoas possam ter uma leitura mais otimizada.

Antes de entregar o documento, certifique-se de que o texto está de acordo com as normas ortográficas e gramaticais e que o conteúdo é relevante para o leitor.

Você tem interesse em conhecer mais dicas sobre como elaborar um relatório eficiente para sua empresa e outros temas? Aproveite para se cadastrar em nossa newsletter e receber todos os conteúdos relacionados ao mundo dos negócios!